Novela Jesus: cronologia com o que se sabe e as declarações dos dirigentes do Flamengo sobre o treinador
Lance!
Novela Jesus: cronologia com o que se sabe e as declarações dos dirigentes do Flamengo sobre o treinador


Após a saída de Renato Gaúcho do Flamengo , as especulações sobre um possível retorno de Jorge Jesus logo começaram. Inclusive, o próprio VP de futebol do clube, Marcos Braz, já confirmou que o Mister é, sim, uma opção. Dessa forma, desde que chegou em Portugal, o dirigente é questionado e fala sobre o atual treinador de Benfica. Por isso, abaixo, o LANCE! traz uma cronologia dos fatos que envolvem Jorge Jesus e o Rubro-Negro.

> Flamengo 'ganha' trunfo em busca do novo treinador; entenda

04/12 - Braz responde perguntas sobre Jesus após reeleição de Landim

Depois das eleições, tanto Landim quanto Braz concederam entrevista coletiva na Gávea. Assim, naturalmente, o assunto de Jorge Jesus veio à tona. O VP de futebol, contudo, destacou ser uma temeridade falar do Mister naquele momento, mas confirmava publicamente pela primeira que o treinador era uma opção ( saiba mais ).

- Ele tem um contrato em vigência, tem dois compromissos importantíssimos nesses próximos 20 dias. É uma temeridade eu chegar e falar do Jorge até pela situação dele lá no Benfica nesse momento. Ele é um técnico que deu certo no Flamengo, ele e a torcida tem bastante conexão até porque ganhou muito aqui. Vamos dar tempo ao tempo, sem estar na inércia, mas com calma vamos ter um técnico para 2022.

- Não é um plano, é uma opção. O que eu estou falando aqui é que a gente não vai se mexer antes de acabar o Campeonato Brasileiro. Eu vou estar lá. Após isso aí e com calma a gente vai se mexendo no mercado. Não tem ninguém mapeando, não tem a gente mapeando nada no mercado, nada. Quem está mapeando e quem está vendo quem pode, de fato, treinar são as pessoas internas do clube, é o departamento de futebol do Flamengo.

Rodolfo Landim e Marcos Braz - Flamengo

Landim é o presidente do Flamengo por mais um triênio (Foto: Alexandre Vidal / CRF)

07/12 - Jesus fala antes de jogo decisivo na Champions League

Poucos dias depois, durante a coletiva de imprensa antes do importante jogo do Benfica na Champions League contra o Dínamo de Kiev, Jesus foi questionado sobre as especulações do possível retorno ao Flamengo. O Mister foi direito e ressaltou que estava focado nos Encarnados ( saiba mais ).

- Estou focado no Benfica, sou treinador do Benfica e estou concentrado no que temos feito nos últimos 25 jogos. Amanhã vamos para o 26º jogo, o décimo na Champions, e nós estamos focados nas tarefas que temos de fazer.

08/12 - Jesus fala após classificação

Posteriormente, o Benfica venceu e avançou para a fase oitavas de final da competição. Mesmo assim, Jesus, mais uma vez, respondeu uma pergunta sobre o interesse do Flamengo em contratá-lo. O Mister, por sua vez, ressaltou o foco no time de Lisboa e lembrou que tem contrato até julho ( saiba mais ).

- O meu foco é só um: o Benfica. O trabalho que eu realizei de 14 meses (no Flamengo) vai ficar para sempre no meu currículo. Mas agora é focar no Benfica e no meu contrato que acaba em julho - disse o treinador.

Benfica x Dínamo de Kiev - Jorge Jesus

Jorge Jesus durante jogo do Benfica contra o Dínamo de Kiev (Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

17/12 - Spindel embarca para Portugal confirma que ideia é falar com Jesus

No último sábado, o diretor executivo de futebol do Flamengo, Bruno Spindel, concedeu entrevista aos jornalistas no aeroporto do Galeão, antes de embarcar para Portugal. O dirigente confirmou que o planejamento era conversar com Jorge Jesus, disse que gostaria que o Mister estivesse no clube novamente "para fazer mais história", mas destacou que contratar nesta janela é mais difícil ( saiba mais ).

- A ideia é essa. O presidente já falou, o Marcos falou, ele tem uma história linda aqui no Flamengo. Ele tem amizade comigo, com Marcos, com o presidente e com muita gente aqui dentro do Flamengo, a equipe técnica dele também. É um trabalho que deu muito certo, é uma pessoa fantástica, é um treinador fora de série. Nada mais justo com ele, com o clube, com o torcedor do Flamengo que a gente fale com o Mister, entender as possibilidades, os planos. É claro que a gente gostaria muito que ele estivesse conosco de novo para fazer mais história - disse Spindel.

- Não vou dizer prioridade, mas é uma conversa que a gente tem que ter. A gente gostaria muito que eles estivesse aqui conosco de novo. Sabemos que é muito difícil, que ele tem contrato no Benfica e essas questões são sempre difíceis. É uma janela complicada também para treinadores europeus, a temporada termina no meio do ano. É sempre mais difícil contratar nessa janela - completou.

Bruno Spindel

Bruno Spindel, antes de embarcar para Portugal (Foto: Lazlo Dalfovo/LANCE!)

18/12 - Braz embarca para Portugal e comenta possibilidades por Jesus

No dia seguinte, domingo, foi a vez de Marcos Braz embarcar para Portugal. Lá, ele foi questionado sobre uma matéria do jornal português "A Bola", que tinha a seguinte manchete: "Jorge Jesus diz não ao Flamengo". Assim, o dirigente foi questionado, mas negou que isso tenha acontecido ( saiba mais ).

- Não tem nenhuma negociação. Se não tem negociação, ele não pode ter falado "não". É o que eu falo, tem muita especulação - falou Braz, no saguão do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

- Não dá para ficar toda hora negando, falando de A, B ou C. A gente está fazendo essa viagem de uma maneira muito bem planejada. Não estamos atrás de repetir absolutamente nada, estamos atrás de repetir o projeto que a gente idealizou no começo de 2019.

19/12 - Advogado de Jorge Jesus fala sobre possibilidade do retorno

O advogado de Jorge Jesus, Luís Miguel Henrique, foi outra figura importante a comentar essa possibilidade de retorno do Mister ao Flamengo. Em entrevista ao jornal português "Record", ele admitiu que o ambiente em torno do técnico no Benfica "não é fácil", mas ressaltou que, até aquele momento, não houve proposta por parte do Rubro-Negro ( saiba mais ).

- Há uma questão e não tenho problemas em dizer isto. Neste momento, o ambiente em torno de Jorge Jesus no Benfica não é fácil, porque não está ganhando. Depois, há um somatório de coisas, em que o menos responsável é o Flamengo. Está a fazer a parte que lhe compete, até porque há ano e meio aconteceu-lhes a mesma coisa: o Jorge estava quietinho e sossegado no Flamengo, tinha renovado contrato, e os órgãos de comunicação social e o Benfica carregaram em cima até chegar - disse Luís Miguel Henrique ao jornal português "Record", emendando:

- É claro e óbvio que o Flamengo quer um treinador. Se pudesse ser Jorge Jesus, eles quereriam? Com toda a certeza absoluta. Se é prioridade para o Flamengo? Tens de perguntar ao Marcos Braz. Ele (Braz) não mente! O Jorge Jesus nunca disse que não, porque não houve uma conversa a esse respeito. Não há rigorosamente qualquer proposta.

19/12 - Braz chega em Lisboa, e o como Mister uma "opção natural"

Ao desembarcar em Portugal, o VP de futebol do Flamengo, mais uma vez, foi abordado sobre Jorge Jesus. Assim, ele respondeu as perguntas da imprensa portuguesa afirmou que o Mister, pelo histórico de sucesso no Rio de Janeiro, "é uma opção natural" ( saiba mais ).

- Tenho uma relação pessoal com o Jorge, por quem tenho um carinho enorme. Quando vim buscá-lo (em 2019), acreditou em mim e no projeto esportivo que apresentei. Cumpri tudo o que tratei com ele, e o Jorge é sempre uma opção natural, apesar de ter contrato em vigor (Benfica) - falou Braz, emendando:

- Como já disse no Brasil, Jorge Jesus não é um projeto, pode ser uma opção. Não viemos resgatar ninguém, nem nenhum projeto que tenha ficado para trás. Queremos construir algo para o futuro.

Marcos Braz - Flamengo

Marcos Braz é o VP de futebol do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

20/12 - Braz cutuca presidente do Benfica que levou o Mister

No dia seguinte, Braz conversou ao vivo com o canal português CMTV. Na entrevista, o VP disse que "muito provavelmente" tomará um café com o Mister e acredita que conversar com o técnico não é "nenhuma indecência". Para sustentar o posicionamento, Braz lembrou que, em 2020, o Benfica foi atrás de Jesus quando ele ainda cumpria contrato com o Fla ( saiba mais ).

- O Jorge tem jogos importantes aqui, o Jorge está focado e com a cabeça aqui no Benfica, tem contrato até 30 de maio do ano que vem. Isso também não é problema, né? Porque quando o presidente do Benfica foi lá atrás do Jorge Jesus, ele também tinha contrato com a gente. Então, não estou fazendo nenhuma indecência, não estaria fazendo nenhuma indecência se eu fosse em cima do Jorge Jesus, porque, quando o Jorge Jesus estava no Flamengo, ele também estava sob contrato - disse Braz, ao canal CMTV, de Portugal.

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica

Luís Filipe Vieira foi o presidente do Benfica que levou o Mister de volta para os Encarnados (Foto: Divulgação/Benfica)

21/12 - VP reitera que, se houver chances, quer Jesus

Na última terça-feira, Marcos Braz conversou com jornal português "O Jogo" e disse que não foi a Portugal para contratar Jesus. Entretanto, caso haja a possibilidade, o VP disse que quer e tentará recontratar o Mister para assumir o comando do time ( saiba mais ).

- Jorge Jesus não é um sonho. O meu sonho é levar um técnico que possa ter os mesmos grandes resultados que o Jorge teve. Quero um técnico português com uma equipa robusta e não vale a pena insistir em perguntar pelo Jorge Jesus pois eu não vim aqui para contratá-lo. Mas, se for possível, se houver uma chance, vou tentar e quero contratá-lo também - comentou Braz.

- Mas, desde que estou aqui em Lisboa em nenhum momento estive com o Jorge. Provavelmente vou estar, tomar um café com ele pela relação que temos. Tenho viagem marcada para dia 23 e, se tiver as coisas resolvidas, volto para o Brasil. Não vim a Portugal para convencer o Jorge. Vim atrás de um projeto no qual sempre acreditei. De certeza que levarei para o Flamengo um treinador e uma equipe técnica para que possamos desenvolver um excelente trabalho no Brasil como fez o Jorge Jesus e o Abel Ferreira - completou.

Jorge Jesus - Flamengo

Jorge Jesus fez história no Rubro-Negro (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

21/12 - Braz diz que não esperará o Benfica perder

Hora depois, em entrevista ao canal SIC Notícias, também de Portugal, Braz destacou que não esperará ou torcerá para o Benfica ser derrotado dos jogos decisivos contra o Porto, que acontecem ainda neste mês. Além disso, ele frisou que "em nenhum momento" falou com Jorge Jesus ( saiba mais ).

- Eu estou sendo direto para você. Eu não vou ficar aqui esperando ou torcendo para o Benfica perder ou para o Jorge perder o jogo. O Jorge Jesus sempre será uma opção, mas hoje ele está com contrato. E isso não é problema porque quando o Luiz Felipe Vieira foi ao Brasil, ele (Jesus) estava sob contrato. Então, ele pode ser uma opção, é uma opção desde que ele esteja aberto para isso - disse Braz.

- E em nenhum momento eu encontrei o Jorge Jesus, eu preciso ter essa credibilidade. Em nenhum momento falei com o Jorge Jesus até agora em respeito ao Benfica, pelos jogos que ele tem, em respeito até pelo Jorge - completou o VP.

Por outro lado, os dirigentes podem esperar o primeiro jogo decisivo contra o Porto, que acontece nesta quinta-feira, pela Taça de Portugal antes de retornar ao Brasil. Dessa forma, Braz e Spindel poderão, finalmente, se encontrar com o treinador ( saiba mais ).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!