eMuseu do Esporte levará história a vários municípios do Rio de Janeiro
Lance!
eMuseu do Esporte levará história a vários municípios do Rio de Janeiro


Aliar memória e mundo virtual só pode resultar num.match point. E é essa a experiência que estará disponível para amantes dos esportes em 9 municipios fluminenses pelos quais passará a carreta do eMuseu do Esporte. O pontapé do projeto será no próximo dia 20, em Niterói.

Quem visitar a carreta com 13 galerias virtuais permanentes e 11 exposições, em 24 ambientes diferentes numa plataforma 3D, viverá experiências imersivas e terá acesso a fatos e imagens que reúnem a memória do esporte brasileiro.

No interior da carreta, o visitante terá a chance de interagir com um holograma de Magic Paula, uma das maiores jogadoras de basquete de todos ostempos; além de "praticar" diferentes modalidades esportivas através de vídeos imersivos e simuladores de skate, bicicleta e surfe; entre outras atrações.

Do lado de fora, o público terá contato com práticas esportivas amadoras, podendo, ainda, participar de clínicas com atletas e ex-atletas e de oficinas com cartilhas educativas de modalidades como esgrima, basquete, atletismo e vôlei.

O roadshow da carreta do eMuseu passará por nove cidades do Estado do Rio entre dezembro e março de 2022. Em Niterói, a viagem esportiva começa dia 20, às 10h, na Concha Acústica, no Centro da cidade e segue até dia 22. Depois, o eEsporte fará o seguinte roteiro:

Angra dos Reis – 07/01 a 17/01

Bom Jesus – 20/01 a 27/01

Macaé – 30/01 a 06/02

Búzios – 10/02 a 18/02

Resende – 22/02 a 02/03

Teresópolis – 06/03 a 14/03

São Pedro – 18/03 a 27/03


O patrocínio do projeto é da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Estadual.



Mais sobre


Atualmente, o eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br) tem.patrocínio da Enel (patrocinadora master do projeto),Comitê Olímpico do Brasil (COB); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB);Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira deCanoagem (CBCa); Confederação Brasileirade Tênis de Mesa (CBTM); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); ComitêBrasileiro do Esporte Master (CBEM); Museu Internacional do Esporte, DesportoMilitar, Vasco da Gama, Fortaleza e Juventude.


Aspas

“Com a carreta itinerante, trazemos ao mundo real o que hoje só existevirtualmente. Queremos que crianças, jovens, adultos e idosos conheçam um poucomais do nosso trabalho, que foi pensado para preservar a memória do esporte noBrasil e deixar um legado para as futuras gerações”, explica Bianca Gama, CEOdo eMuseu do Esporte, uma realização da startup Gama Assessoria em parceria coma Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), através da IncubadoraTecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS).



“Nas cartilhas, ensinamos como utilizar material reciclado para criar materialesportivo de diferentes esportes. Vamos aproveitar a presença da carreta nascidades para falar sobre sustentabilidade, educação e inclusão, além de darvisibilidade aos nossos parceiros. Esses são alguns dos pilares do nossoprojeto’, completa Bianca.

"Democratizar cada vez mais o acesso ao esporte e à memória dele é um desafio que nós temos. O projeto do eMuseu do Esporte permite justamente isso. Agora, com a carreta, conseguiremos chegar em todas as macrorregiões do estado, permitindo que mais pessoas tenham esse contato também de forma presencial - disse o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Gutemberg Fonseca.

“Para Niterói, que tem uma característica de cidadeesportiva e está sempre sediando eventos nacionais e internacionais em váriasmodalidades, é uma grande honra a carreta começar sua “excursão” pela cidade.Niterói tem destaques na história dos esportes como Aída dos Santos, únicamulher da delegação brasileira adisputar os Jogos Olímpicos de 64, em Tóquio. Ela é um expoente para o país emotivo de muito orgulho para os niteroenses. Depois, muitos outros atletasvieram, consagrando a cidade como um berço do esporte. Por isso, sempre apoiamos e apoiaremos iniciativas como essa”, afirma Luiz Carlos Gallo,secretário de Esporte e Lazer de Niterói .

A iniciativa do eMuseu tem como objetivo celebrar a memória do esporte e seu legado em um formato inédito e colaborativo.

Acompanhe e compartilhe as nossas postagens nas redes sociais, siga o perfil doInstagram, @emuseudoesporte e curta a nossa página no Facebook.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários