Hamilton vence GP da Arábia Saudita e leva disputa para última corrida
Divulgação
Hamilton vence GP da Arábia Saudita e leva disputa para última corrida

Numa corrida completamente maluca, no circuito estreante de Jeddah, Lewis Hamilton impediu o título antecipado de Max Verstappen. Agora, os dois vão empatados com 369,5 pontos para a última etapa em Abu Dhabi, no próximo domingo. O holandês têm a vantagem de uma vitória a mais. Em terceiro, chegou Valtteri Bottas, que ultrapassou Esteban Ocon na linha de chegada. Desde 1974, não há uma decisão do campeonato na última corrida com os pilotos empatados. Na ocasião, Emerson Fittipaldi ganhou o bicampeonato.

"Tentei ser sensato e competitivo. Em toda minha carreira nunca tive uma corrida dessas. Perseverei muito com a equipe, muitas coisas foram jogadas em cima da gente e tenho muito orgulho dessa equipe", disse Hamilton, comentando o acidente no fim. "Eu não entendi por que ele tirou o pé e acabei acertando a traseira. Depois soube que foi uma falta de comunicação".

"Muitas coisas aconteceram e não concordo com 100% das decisões. Mas é o que é. Eu fiz todo o possível", afirmou Verstappen. "Ia deixá-lo passar e nós nos tocamos. Eu não entendi o que aconteceu naquele momento. Vai ser decidido lá. Vamos ver o que acontece".

A corrida pode ser dividida em três partes. A primeira deu a ideia errada de que a nova pista da Fórmula-1 poderia ser monótona. Por oito voltas, a dobradinha Hamilton/Bottas dominou sem dar chances para Max Verstappen, que largou em terceiro e não conseguia se aproximar. Mas o acidente de Mick Schumacher, que bateu forte sozinho, mostrou que a monotonia era uma ilusão.

O fim de semana já havia mostrado que o circuito entregue na última hora à Fia não prezava tanto pela segurança, com pouca área de escape e alta velocidade para uma pista nos moldes de rua. Charles Leclerc bateu nos treinos livres, Verstappen na classificação e Enzo Fittipaldi sofreu grave acidente na largada da Fórmula 2, tendo fraturado o tornozelo.

Por causa do acidente de Mick, o safety car entrou na pista e as decisões de Mercedes e RedBull mudariam a corrida. A equipe alemã mandou os dois pilotos para os boxes fazer a única troca de pneus da corrida. O time da RBR manteve Verstappen na pista em primeiro lugar, numa tática quase suicida. A aposta era na bandeira vermelha. Se ela não viesse, o holandês teria de trocar os pneus depois de todo mundo na bandeira verde. Mas ela veio. Agora, a vantagem era holandesa, com pneus novos.

Punições a Verstappen

Na relargada, mais confusão. Hamilton chegou a ultrapassar Verstappen, mas o holandês jogou o carro e tomou a ponta após sair da pista. O inglês caiu para a terceiro ao ser ultrapassado por Ocon. Mas a volta nem terminou e mais uma bandeira vermelha foi dada por causa do acidente com Tsunoda. Todos os carros de volta para dentro e nova largada. A FIA decidiu que Ocon largaria em primeiro e Verstappen devolveria o segundo lugar para Hamilton.

Desta vez, foi Hamilton que largou mal e Verstappen ultrapassou os dois. O inglês foi atrás do holandês até o fim. Por pouco os dois não saíram da corrida. O piloto da RBR empurrou o da Mercedes para fora numa das tentativas. Na outra, Verstappen havia sido informado para devolver a posição para Hamilton, e tirou o pé. Mas o inglês não sabia, atingiu a traseira e quase perdeu o bico do carro.

Punido com cinco segundos por causa do primeiro acidente e com os pneus desgastados, Verstappen não fez força para impedir a última investida de Hamilton a menos de 10 voltas para o fim. Tudo igual e a decisão será em Abu Dhabi.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!