Após anúncio oficial, confira os desafios de Zé Ricardo no comando do Vasco na próxima temporada
Lance!
Após anúncio oficial, confira os desafios de Zé Ricardo no comando do Vasco na próxima temporada


A permanência do Vasco na Série B do Brasileiro foi definida matematicamente no dia 10 de novembro. Desde então, o clube demorou, mas trabalhou de maneira silenciosa para definir um dos nomes do Departamento de Futebol . Trata-se de um velho conhecido: o técnico Zé Ricardo. Que terá desafios importantes que vão desde a montagem do elenco até a formação de um time competitivo dentro de campo, o que não aconteceu em 2021.


Montagem do elenco para a temporada - Série B 2022

O primeiro desafio será justamente definir quem fica e quem sai deste criticado elenco. A direção vascaína ainda não conseguiu definir o substituto de Alexandre Pássaro, mas cabe ao treinador analisar os nomes que tem à disposição. Além disso, necessita já mapear o mercado para dialogar com o futuro profissional da pasta.

+ Confira e simule a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro

Na montagem do elenco, o comandante precisa entender as nuances da competição mais importante para o Vasco em 2022: a Série B. O time necessita ser mais forte fisicamente, eficiente na bola aérea e ter qualidade nas transições ofensivas. Em 2021, o clube contratou alguns jogadores que não rendiam há algum tempo em suas carreiras e não conseguiram se firmar com a Cruz de Malta no peito.

Apresentar um sistema defensivo mais seguro e consistente

O sistema defensivo do Vasco sofreu com a bola aérea desde a estreia no Campeonato Carioca, em março. A fragilidade era nítida com problemas nas saídas de bola e vulnerável aos contra-ataques adversários. Esses problemas fizeram com que equipe deixasse pontos importantes pelo caminho. Foram 52 gols sofridos, mesmo número do lanterna Brasil de Pelotas, à frente apenas do Brusque, que levou 56.

+ Posições: atuações frustrantes dos experientes e revelação com destaque marcam as laterais do Vasco em 2021

Cabe ao novo treinador buscar equilíbrio entre as linhas e acabar com vulnerabilidade defensiva. Em vários momentos, o Vasco sofria gols com facilidade, sendo presa fácil para os adversários. Falhas coletivas individuais imperavam e nenhum dos três treinadores (Marcelo Cabo, Lisca e Fernando Diniz) conseguiram solucioná-las. O que culminou em algumas derrotas expressivas como para Avaí, Botafogo, CSA, Vitória e Londrina.

Buscar estilo de jogo que torne o time mais competitivo

Para organizar a defesa, o treinador terá que encontrar não só uma tática equilibrada, como definir bem o estilo de jogo proposto. Um meio-campo que dê mais proteção aos zagueiros e auxilie na cobertura dos laterais com mais consistência. Além disso, proximidade entre os setores para trazer um time mais compacto, intenso na construção das jogadas, e vibrante em campo.

Na frente, faltou, em boa parte do ano, um protagonista que organizasse o setor e tivesse qualidade na bola parada. Nenê chegou na reta final, assumiu esse papel, e fez o time crescer em determinado momento. Contudo, não teve tempo e a curta reação não foi suficiente. Com isso, a bola pouco chegava em condições de Cano finaliza e o atacante caiu bruscamente de rendimento. Mesmo assim, ele foi o artilheiro do time na temporada (19 gols).

O camisa 77 tem contrato até o fim de 2022 e prometeu ficar até o clube voltar à Série A. Por outro lado, o futuro do artilheiro argentino segue uma incógnita. Outro que ainda não sabe se fica é o atacante Daniel Amorim, que pertence ao Tombense, e termina o contrato de empréstimo dia 31. Os pontas não renderam o esperando e por vezes o ataque tornou-se improdutivo, mais um ponto a ser trabalho por Zé Ricardo.

Potencializar a qualidade dos meninos da base

Nas últimas duas temporadas, a base do Vasco teve que se transformar em solução dentro de campo. Com pouca idade, os meninos da Colina irão oscilar em determinado momento e devem ser usados para compor elenco. No entanto, o clube passa por uma grave crise financeira e os meninos são colocados no fogo muitas vezes. Cabe ao novo treinador trabalhar melhor com os jovens e potencializar suas principais características.

Dos garotos, Bruno Gomes, Lucão, Ricardo Graça, MT, Juninho e Gabriel Pec oscilaram, o que é comum para jovens em início de carreira na equipe profissional de um clube grande. Entre os meninos, Riquelme foi quem encerrou melhor a temporada ao conquistar a vaga no time titular e mostra qualidade e personalidade. O lateral é uma joia a ser lapidada em 2022 com uma pré-temporada bem feita.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!