Tragédia na China: 21 corredores morrem após queda de temperatura

Chuva congelante, granizo e ventos fortes atingiram os atletas que não estavam preparados para condições climáticas de frio extremo

Foto: Foto: Reprodução/Vídeo
Clima extremo mata 21 corredores de ultramaratona em montanha na China

Ao menos 21 corredores de uma maratona de 100 quilômetros morreram na China após uma queda brusca na temperatura local. O caso aconteceu na montanha Huanghe Shilin, no noroeste do país, em alta altitude.

A corrida teve início na manhã de sábado (22), e o dia ainda estava ensolarado, o que indica que os atletas foram pegos de surpresa. Após algumas horas, as condições climáticas extremas atingiram os corredores.

Por volta das 13h00, horário local, as condições meteorológicas mudaram, com chuva congelante, granizo e ventos fortes açoitando os corredores no condado de Gansu, de acordo com o jornal estatal Global Times.

A maioria dos competidores usava shorts e camisetas finas. Um participante disse à publicação local Red Star News: "Em um ponto, eu não conseguia sentir meus dedos (porque estava muito frio). Ao mesmo tempo, minha língua parecia congelada também."

Mais de 700 socorristas participaram das operações de busca. Ao todo, dos 172 participantes, 151 foram resgatados. Cinco deles, levados ao hospital com ferimentos leves e passam bem. Mas, 21 foram encontrados mortos, de acordo com o Diário do Povo, administrado pelo Estado.