Que fase! São Paulo completará um ano sem vencer clássicos

Já são 12 clássicos de um jejum que só poderá ser quebrado em agosto


São Paulo completará um ano sem vencer clássicos
Foto: O Globo
São Paulo completará um ano sem vencer clássicos

O São Paulo completará um ano sem vencer um clássico. A última vitória contra um dos rivais foi em 25 de julho do ano passado, contra o Corinthians. Na ocasião, Anderson Martins e Reinaldo (duas vezes) marcaram os gols do triunfo por 3 a 1 pelo Brasileirão, no Morumbi. Já são 12 clássicos de um jejum que só poderá ser quebrado em 10 de agosto, data do próximo clássico: no Morumbi, contra o Santos.

Leia também: Palmeiras empata com São Paulo e clássico termina em 1 a 1

No returno do Brasileiro do ano passado, o time de Diego Aguirre empatou com Santos (0 a 0, na Vila Belmiro) e Corinthians (1 a 1, em Itaquera) e perdeu para o Palmeiras (2 a 0, no Morumbi). Em 2019, embora tenha eliminado o Palmeiras após disputa de pênaltis na semifinal do Paulistão, o São Paulo ainda não conseguiu superar seus maiores rivais nos 90 minutos.

O time perdeu para os três rivais na primeira fase do Paulistão: 2 a 0 para o Santos no Pacaembu, 2 a 1 para o Corinthians em Itaquera e 1 a 0 para o Palmeiras no Pacaembu. Na semi, classificou-se após dois empates sem gols contra o Palmeiras. Na final contra o Corinthians, empatou sem gols em casa e perdeu por 2 a 1 fora. No Brasileiro, já perdeu para o Corinthians (1 a 0, em Itaquera) e empatou neste sábado com o Palmeiras, por 1 a 1, após sair na frente no Morumbi.

Show Player

"Um empate desses tem sabor de derrota para nós, é muito dolorido. Pode ter certeza que dói mais em mim e neles (jogadores) do que em todo mundo. Mas a gente tem que saber diferenciar. Se aquele gol não acontece, em uma bola viajada, que bate na trave e na nuca do goleiro, todos estariam sendo elogiados hoje. Se faz o 2 a 0, era um elogio geral pelo que a equipe produziu. Temos que diferenciar o resultado do que foi o desempenho. Desempenhamos bem na grande maioria do jogo", avaliou o técnico Cuca.

Questionados sobre o assunto, os jogadores admitiram o peso desse retrospecto ruim.

"O torcedor quer vitória, ainda mais em clássico. Nós temos que trabalhar. É difícil. Faz tempo que não ganhamos um clássico. Estava encaminhado e tomamos um gol em uma infelicidade. Mas é continuar trabalhando", declarou Pato.

Leia também: Fim de uma era! Contrato de Romero com o Corinthians se encerra neste domingo

"Com certeza (incomoda). Hoje, principalmente, tínhamos a chance de acabar com essa sequência sem vitórias. Mas temos que focar nas coisas positivas. De negativo, já tem tanta coisa desse primeiro semestre... É pensar no próximo jogo", emendou Hernanes.

O drama do São Paulo em clássicos é antigo. O clube jogou 115 clássicos desde 2009. Perdeu 56, empatou 31 e venceu apenas 28.