Tamanho do texto

Rússia e Espanha travaram disputa acirrada pela liderança; com mesma pontuação da Bulgária, espanholas levaram prata no critério de desempate

Russas conquistam quinto ouro consecutivo na ginástica rítmica
Divulgação Rio 2016
Russas conquistam quinto ouro consecutivo na ginástica rítmica

Estadão Conteúdo

A medalha de ouro da disputa por equipes da ginástica rítmica é da Rússia pela quinta edição consecutiva dos Jogos Olímpicos. Neste domingo, as russas superaram a Espanha em uma disputa acirrada e asseguraram a conquista no Rio 2016. Assim, as competidoras do país dominaram a disputa do esporte, pois já haviam vencido a disputa individual.

Rio 2016: Acompanhe os Jogos Olímpicos em tempo real 

Porém, não foi nada fácil assegurar a conquista neste domingo. Afinal, a Espanha até iniciou a final na frente. Na primeira rotação, a das cinco fitas, foram as espanholas que conseguiram a melhor nota, com 17,800 pontos, à frente da Rússia, com 17,600, que também ficou atrás da Bulgária, com 17,700.

Fique por dentro: Quadro de medalhas do Rio 2016

Na segunda rotação, porém, a das três maças e dois arcos, a Rússia foi praticamente perfeita e conseguiu 18,633 pontos. Já a equipe espanhola conseguiu apenas o quinto melhor desempenho, com 17,966 pontos, e perdeu o ouro, que ficou com as russas Anastasia Bliznyuk, Anastasiia Tatareva, Anastasia Maksimova, Maria Tolkacheva, e Vera Biriukova, pois elas somaram 36,233.

A Espanha ficou com os mesmo 35,766 pontos da Bulgária, mas levou a prata no critério de desempate, o resultado da primeira rotação. Assim, as búlgaros tiveram que se contentar com a medalha de bronze.

A equipe do Brasil, por sua vez, foi eliminada na fase classificatória, fechando os Jogos do Rio na nona colocação.

Ginastas russas exibem medalha conquistada no Rio 2016
Divulgação Rio 2016
Ginastas russas exibem medalha conquistada no Rio 2016