Tamanho do texto

Meia elogia filosofia implantada pelo Barcelona, diz que jamais jogaria pelo rival e que a aposentadoria ainda não está marcada

Xavi tem 34 anos, é catalão, nascido e criado no futebol dentro do Barcelona . “O Barcelona é uma escola, e tive o privilégio de ser um dos alunos”, disse o meia ao site Eurosport, numa entrevista na qual até admitiu certa admiração pelo rival Real Madrid , mas com uma convicção: o Barcelona é muito melhor.

“Eu lembro o que o Alex Ferguson disse uma vez: ‘Não importa quantos jogadores o Real Madrid compre, nunca terá a fibra moral do Barcelona’. E é verdade”, disse Xavi, que exalta o trabalho de formação do clube catalão. “Não forma apenas bons jogadores, forma pessoas”.

Xavi Hernandez ficou no banco no seu último jogo pela seleção da Espanha em Copas
Cameron Spencer/Getty Images
Xavi Hernandez ficou no banco no seu último jogo pela seleção da Espanha em Copas

Na visão de Xavi, a filosofia do rival, completamente diferente da do Barcelona, só funciona até certo ponto. “O Real Madrid tem o sistema dele, e algumas coisas eu invejo: o otimismo e a arrogância que os permite dizer com absoluta convicção: ‘Nós. Vamos. Derrotar. Vocês’. Mas eles não ganham, e não houve maior vítima de nossa boa fase do que eles”.

A avaliação leva Xavi a uma conclusão: jamais atuaria pelo rival. “Eles têm alguns grandes jogadores, mas eu sei qual sistema eu prefiro e qual é melhor dentro do futebol”.

Apesar de tanto orgulho do clube que o formou, Xavi esteve próximo de deixar o Barcelona. Com o preparo físico prejudicado pela idade, teve grande queda de produção na última temporada, perdeu espaço na equipe e cogitou se transferir para o futebol árabe ou para os Estados Unidos . O que, no final, não ocorreu.

Garantido no Barcelona ao menos até a metade da próxima temporada, o meia diz que a aposentadoria ainda não está marcada. “Vou jogar até que minhas pernas me digam para parar. Eu não dependo da velocidade, como muitos jogadores”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas