Tamanho do texto

Astro atleticano fez apenas um gol e deu duas assistências na atual temporada. Em relação a 2013, roubou menos bolas, chutou menos a gol e preocupou menos os adversários

Ronaldinho Gaúcho em ação contra o Lanús, seu útlimo jogo no Atlético-MG: discreto
Getty Images
Ronaldinho Gaúcho em ação contra o Lanús, seu útlimo jogo no Atlético-MG: discreto

Ronaldinho Gaúcho, que nesta segunda-feira anunciou a rescisão de seu contrato com o Atlético-MG , deixará saudade pelo que fez em 2013, quando capitaneou o time na conquista da Libertadores. Já o Ronaldinho 2014 é pouco participativo e praticamente não foi decisivo quando esteve em campo. Carisma e liderança à parte, as estatísticas mostram que o time mineiro viverá bem sem o astro.

Todos os números de Ronaldinho pioraram nesta temporada, de acordo com dados do site Footstats . A começar pelo número de gols, já que ele balançou as redes apenas uma vez na atual temporada. Foi pela Libertadores, no 1 a 1 diante do Nacional-PAR, na fase de grupos, quando também perdeu um pênalti. A média neste ano é de 0,06 gol por jogo, absolutamente insignificante. Em 2013, foram 17 gols em 38 jogos, média de 0,45 por partida.

Relembre, em fotos, a agitada vida de Ronaldinho fora dos gramados:

Confira classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Campeonato Brasileiro

As assistências de Ronaldinho para gols de companheiros também diminuíram na de 2013 para a temporada atual: de 0,37 por jogo para 0,13. Outro número que mostra o quanto o meia tem sido menos participativo é o de desarmes por jogo: queda de 0,5 para 0,33.

Bom chutador, Ronaldinho diminuiu bastante o número de finalizações em 2014. As finalizações certas caíram de 1,21 por jogo para 1, e as erradas, de 1,34 para 0,93. Ele também passou a sofrer menos faltas por partida: 1,33 neste ano, contra 2,18 no ano passado. Sinal de que tem preocupado menos os adversários.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.