Tamanho do texto

Seleção nacional, que tem alguns dos melhores jogadores do mundo na modalidade, é uma das favoritas ao ouro nas Paralimpíadas

Após empate na estreia contra a França, a seleção brasileira de futebol de 5 mostrou neste domingo que é uma das favoritas ao ouro nas Paralimpíadas de Londres . Neste domingo, o Brasil goleou a Turquia por 4 a 0 com direito a show para o público.

Deixe o seu recado e comente a notícia com outros internautas

Ricardinho, camisa 10 do Brasil, em ação
AFP
Ricardinho, camisa 10 do Brasil, em ação

O resultado não chega a ser uma surpresa para quem acompanha o esporte paralímpico, já que o país domina a modalidade. Com alguns dos melhores jogadores do mundo, o time nacional superou o nervosismo - revelado pelos atletas após a partida - e definiu a parada logo nos primeiros minutos. Aos 4, Jeffinho abriu o placar, marcando o gol de número 100 da história da competição. Ricardinho ampliou aos 14, praticamente matando o jogo, e Bill fez o terceiro ainda no primeiro tempo. O gol que sacramentou a goleada saiu novamente dos pés de Jeffinho na etapa final.

Leia mais: Romário dá show de novo, marca 10 gols e Brasil goleia Lituânia no goalball

As jogadas tão conhecidas no futebol brasileiro convencional são feitas de maneira diferente pelos deficientes visuais. Além do chamador, que orienta os atletas durante o jogo, os atletas procuram tirar proveito da 'regra do voy', que obriga um atleta de defesa a gritar "Voy!" (vou em português) antes de ir em direção da bola, que possui guisos. Desta forma, atletas são capazes de saber a localização da bola e do adversário e fazer o que os brasileiros mais gostam: dribles. 

Veja ainda: Brasil garante primeiras duas medalhas no atletismo em Londres 2012

"Nós marcamos os gols no momento certo. Jogamos com três atacantes hoje, sabíamos que isso era importante para vencermos o jogo", comentou Jeffinho. O brasil volta à quadra na terça-feira, quando encarará a China.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.