Tamanho do texto

Antes do jogo entre as duas seleções, torcidas entraram em confronto e cerca de 50 pessoas foram presas. Conflitos históricos e domínio soviético são feridas não cicatrizadas

Poloneses carregam cartaz lembrando os crimes cometidos pela ditadura Stálin
Reuters
Poloneses carregam cartaz lembrando os crimes cometidos pela ditadura Stálin

Torcedores poloneses e russos se enfrentaram nesta terça-feira, antes do jogo entre as selções dos dois países, nos arredores do Estádio Nacional de Varsóvia, resultando na prisão de cerca de 50 pessoas.

Acompanhe o tempo real do jogo entre Polônia e Rússia

Os incidentes aconteceram quando milhares de torcedores russos atravessavam a ponte que cruza o rio Vístula em direção ao estádio. Além de irem para o local da partida, eles aproveitavam para comemorar o aniversário de nascimento da Federação Russa, após o fim da União Soviética. A forte escolta policial não pôde evitar que os torcedores dos países entrassem em violento confronto.


República Tcheca resolve o jogo no início e vence a Grécia

Apesar de manifestação contrária da população de Varsóvia, as autoridades da capital polonesa autorizaram a manifestação dos russos. A principal crítica quanto à permissão é de que era uma provocação nacionalista e política por parte dos russos. A Polônia se envolveu em diversos conflitos com a Rússia ao longo da história, incluindo invasões de território, imposição do comunismo, repressão e, recentemente, o acidente de avião presidencial polonês em solo russo.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.