Publicidade
Publicidade - Super banner
Vôlei
enhanced by Google
 

Rússia e Japão confirmam vaga na semifinal, e EUA estão perto

Russas e donas da casa encerram o grupo E do Mundial, enquanto as norte-americanas encaram o Brasil pelo grupo F

iG São Paulo |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237861589220&_c_=MiGComponente_C

Três seleções já estão classificadas para as semifinais do Campeonato Mundial feminino de vôlei. Além do Brasil, que venceu a Alemanha nesta madrugada por 3 sets a 0, Rússia e Japão ficaram com as vagas do grupo E na próxima fase. Na chave F, a do time brasileiro, os Estados Unidos tem boas chances de seguirem no torneio.

As russas seguem o exemplo das brasileiras e estão invictas na competição e lideram o grupo E. A última vítima das europeias foi a Sérvia, na abertura da rodada desta madrugada. A atual campeã europeia atropelou as rivais por 3 sets a 0 (25/19, 25/08 e 25/12), com destaque para a gigante Gamova, de 2,02m, que foi a maior pontuadora do jogo, com 18 acertos.

"Ganhamos por 3 a 0 então, para a gente, foi um bom jogo. Nosso ataque funcionou bem e dificultamos para a recepção sérvia. E nós bloqueamos bem, também. Estou feliz com o resultado", disse a jogadora

O Japão é a terceira equipe classificada para a semifinal do Mundial feminino de vôlei. Graças à vitória por 3 sets a 0 sobre a Coreia do Sul (25/22, 25/17 e 25/19), as nipônicas chegaram aos 11 pontos no grupo F e não podem mais serem alcançadas por Turquia, Sérvia e pelas próprias sul-coreanas, todas com nove - no Mundial, cada vitória dá dois pontos, enquanto a seleção que perde leva um.

Divulgação
Festa japonesa em casa com vitória no CampeonatoMundial

Nesta quarta-feira, os classificados Japão e Rússia se enfrentam pelo primeiro lugar no grupo F, com vantagem para as europeias, que podem ser líderes mesmo com uma derrota. Neste caso, a ordem das equipes será definida pelo point average (divisão dos pontos feitos pelos tomados), que atualmente é de 1,339 para as campeãs mundiais contra 1,102 das japonesas.

Estados Unidos e Itália brigam por uma vaga
No grupo F, com o Brasil também garantido na próxima fase, resta apenas uma  vaga, que está sendo disputada por Estados Unidos e Itália, que venceram nesta terça-feira.

As italianas, que voltaram para a briga depois da vitória que tirou a invencibilidade das norte-americanas na última rodada, venceram a Tailândia por 3 sets a 0 (25/13, 25/12 e 25/19). As europeias foram superiores no bloqueio, com 10 pontos contra três das asiáticas. A central Simona Gioli foi a maior pontuadora da partida, com 16 bolas no chão.

"Nós não jogamos bem na primeira fase, mas nós encontramos o ritmo agora, com três vitórias em sequência", lembrou o técnico Massimo Barbolini. A Itália teve derrotas para República (3 sets a 2) e para o Brasil (3 a 0), com direito a um 25 a 7 no placar. Mas agora elas ainda brigam por uma vaga na semifinal.

Mas, para avançar, têm a missão de fechar a segunda rodada à frente dos Estados Unidos. As atuais campeãs do Grand Prix passaram pela Holanda nesta terça por 3 sets a 0 (25/17, 25/22 e 25/18), e chegaram aos 11 pontos, um a mais que as italianas. "Fizemos um bom trabalho no nosso passe e na nosa defesa", disse a capitã ameicana Jennifer Tamas.

Divulgação
Líbero norte-americana Stacy Sykora é a melhor na função no Mundial


O problema é que os Estados Unidos terão justamente o Brasil pela frente nesta última rodada da segunda-feira, às 3h (horário de Braília) e o time de José Roberto Guimarães está disposto a entrar com tudo em quadra para garantir a liderança e, com isso, não cruzar com a Rússia já na semifinal.

Ainda que a seleção norte-americana perca, o Brasil tem tudo para passar em primeiro no grupo, já que para ser líder da chave, os Estados Unidos precisam tirar nada menos que 0,222 de point average.

Próximos jogos
Grupo E
00h15 ¿ Peru x China
02h30 ¿ Sérvia x Coreia do Sul
04h45 ¿ Polônia x Turquia
07h45 ¿ Japão x Rússia

Grupo F
10/11
00h45 ¿ República Tcheca x Tailândia
03h00 ¿ Brasil x Estados Unidos
05h15 ¿ Holanda x Alemanha
07h30 ¿ Itália x Cuba

*com Gazeta Esportiva

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG