Publicidade
Publicidade - Super banner
Vôlei
enhanced by Google
 

Rodada com tetracampeões e azarão x favorito define semi da Superliga

Enquanto Cimed/Sky e Vivo/Minas fazem duelo de experientes, BMG/São Bernardo tenta derrubar o atual vice-campeão Sada/Cruzeiro

Aretha Martins, iG São Paulo |

Jogos da noite de sexta-feira e de sábado vão definir a segunda semifinal da Superliga masculina 2011/2012. Cimed/Sky recebe o Vivo/Minas em Florianópolis na sexta, às 21h (horário de Brasília) e o Sada/Cruzeiro enfrenta o BMG/São Bernardo em Contagem no sábado, ao meio-dia. Como as duas séries estão empatadas, quem vencer avança. Na outra semifinal, RJX vai enfrentar o Vôlei Futuro.

Veja resultados e análises da Superliga no blog Mundo do Vôlei

Confronto de campeões
Cimed e Minas são tetracampeões nacionais, mas tentam se recuperar em relação a última Superliga, quando os catarinenses caíram nas quartas de final, os mineiros acabaram em quarto lugar.

Leia também: Minas vence o Cimed/Sky no tie-break e leva decisão para 3º jogo

Até aqui, o equilíbrio tem sido a tônica da série, com os dois primeiros jogos sendo decididos apenas no tie-break. Dono do melhor saque até o momento na Superliga, o Cimed/Sky acha que, agora, tem que melhorar na rede. “Temos que melhorar nosso bloqueio. No último jogo, o Marcelinho fez uma grande partida. Ele distribuiu muito bem as jogadas, e isso dificultou a nossa marcação. Com isso, a defesa e o contra-ataque também foram prejudicados", analisa o central Gustavo.

Divulgação
Gustavo comemora com companheiros ponto para Cimed/Sky nas quartas de final da Superliga

Já Marcelinho, levantador do Vivo/Minas, ressalta a importância de manter a cabeça no lugar. “Vamos ter o ginásio contra a gente, um grande time do outro lado, e precisamos ter concentração, tranquilidade para decidir. Não podemos errar, não podemos dar pontos de graça, temos que sacar bem e ter o passe na mão para o nosso ataque render bem”, afirma.

Jogar em Florianópolis, entretanto, não dá garantia ao Cimed, segundo Gustavo. “É claro que jogar em casa ajuda. Seria muito mais complicado enfrentar eles em Belo Horizonte. Mas num confronto com o nível técnico como este, a torcida ajuda, mas não faz a diferença”.

Leia mais: Na Superliga feminina, Unilever arma 'paredão' e vence Vôlei Futuro no 1º jogo da semi

Azarão contra o favorito

Divulgação
BMG/São Bernardo, oitavo na fase de classificação, tenta eliminar líder Sada de virada
Na outra partida das quartas de final, o primeiro colocado da fase classificatória foi surpreendido pelo último classificado aos playoffs. Depois de perder por 3 sets a 0, o BMG/São Bernardo venceu o Sada/Cruzeiro por 3 a 1 e ganhou um ânimo na série.

E ainda: No feminino, Sollys/Osasco pode fechar série contra Minas nesta sexta e chegar à final

O time mineiro, vice-campeão, tem o melhor ataque e a melhor defesa da Superliga. Apesar dos números, eles não querem falar em favoritismo, ainda mais após o tropeço da última partida. “Não existe pressão a mais ou a menos em um momento de decisão. Sabemos que precisamos jogar muito bem como fizemos na primeira parte da competição", resume o oposto Wallace.

O São Bernardo elogia o rival, mas já sabe o que fazer para surpreender mais uma vez. “Temos que ter um saque bastante eficiente e sermos muito disciplinados taticamente. O William (levantador do Sada/Cruzeiro), com o passe na mão, faz muita diferença. Mas também temos o bloqueio como uma arma e precisamos atrapalhá-lo de alguma forma", afirma Paulo Renan, levantador e capitão do time paulista.

O BMG/São Bernardo tem o terceiro melhor bloqueio do torneio, enquanto o Sada/Cruzeiro aparece apenas em nono lugar. A equipe paulista conta com um gigante que ajuda no ataque e também na rede: o oposto Renan, de 2,17m.

“No ataque ele tem uma vantagem sobre os bloqueadores e chama a atenção, facilitando minha distribuição. Na defesa o bloqueio dele é muito alto, o que facilita nossa leitura e faz o os atacantes pensarem duas vezes na hora de encará-lo”, completa Paulo Renan.

*com agências

Leia tudo sobre: superligacimed/skyvivo/minasbmg/são bernardosada/cruzeiro

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG