Torneios masculino e feminino contarão cada um com 12 seleções e classificarão apenas três para a Olimpíada de 2012

A FIVB (Federação Internacional de Vôlei) confirmou nesta terça-feira o Japão como país-sede das Copas do Mundo masculina e feminina, que serão disputadas entre novembro e dezembro. As duas competições vão servir de pré-olímpico para os Jogos de Londres, em 2012.

A FIVB temia que o Japão não teria condições de receber os torneios por causa dos prejuízos causados pelo terremoto seguido de tsunami que atingiu o país em março deste ano . Além disso, o Japão poderia ser vetado das competições por conta do risco de vazamento nuclear , depois que o tsunami atingiu uma das usinas da costa leste.

Em nota, a entidade afirmou ter recebido do país "totais garantias" de que terá condições de receber as Copas do Mundo. "A FIVB está trabalhando junto com a família internacional olímpica para prover todo o suporte à sociedade japonesa com o objetivo de resgatar a confiança do povo e acelerar a recuperação do país", declarou o presidente Wei Jizhong.

André Nascimento passa por russos na final da última edição da Copa, em 2007. Brasil foi campeão
EFE
André Nascimento passa por russos na final da última edição da Copa, em 2007. Brasil foi campeão
A Copa do Mundo feminina será sediada em sete cidades japonesas, entre os dias 4 e 18 e de novembro, enquanto o evento masculino será disputado em oito, entre 20 de novembro e 4 de dezembro. Cada torneio contará com 12 seleções e classificará apenas três para a Olimpíada de 2012. O Japão tem sediado as Copas do Mundo, disputadas a cada quatro anos, desde que o evento se tornou pré-olímpico, em 1991.

No sábado, a FIVB já havia assegurado a disputa do Grand Prix nas cidades japonesas. A competição feminina terá jogos nas cidades de Tóquio e Komaki, em agosto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.