Líder de sua chave, o Brasil já está garantido na fase final, que já tem sete dos oito participantes definidos

Desde 2007, o levantador Bruninho comemora seu aniversário defendendo a seleção brasileira na Liga Mundial de vôlei e neste ano não foi diferente. No dia em que completa 25 anos, neste sábado (2 de julho), o jogador treinou com os companheiros, visando à preparação para a fase final da competição na Polônia.

"Mais uma vez passo meu aniversário fora do Brasil, mas é sempre por uma boa causa. É um prazer defender a seleção na Liga Mundial. Já estou acostumado a passar esse dia com a minha segunda família", disse Bruninho.

Em 2007, o levantador comemorou seus 21 anos na Finlândia, onde a seleção se preparava para a fase final da Liga Mundial. Em 2008, o levantador completou 22 anos na França. Na temporada 2009, as velas foram sopradas novamente na Finlândia e, no ano passado, na Coreia do Sul.

A quatro dias do início da próxima fase da Liga, o Brasil treina sem saber quais serão seus adversários na continuação da competição, uma vez que apenas sete das oito vagas foram definidas. Apesar disso, Bruninho acredita que a seleção não encontrará facilidades daqui pra frente.

"Estamos muito focados na fase final, pois sabemos das dificuldades que teremos pela frente. Ainda não temos a definição dos nossos adversários, mas todos os jogos serão pegados, independente do grupo em que estivermos. Teremos que estar prontos e muito ligados para conseguir o decacampeonato", comentou o levantador.

Os times do Brasil, Rússia, Argentina e Itália terminaram a primeira fase na liderança de suas chaves e, com isso, estão garantidos na fase final. A Polônia, país sede, também está classificada.

Como os poloneses terminaram a primeira fase em terceiro lugar no Grupo A, eles ocuparão a vaga do segundo colocado com pior índice técnico. Bulgária, com 22 pontos no Grupo B, e Cuba, com 23 na chave D, estão garantidos. A oitava vaga está entre Sérvia e Estados Unidos.

Os sérvios somam 21 pontos no Grupo C e já completaram todos os jogos da fase classificatória. Os Estados Unidos, que têm 20, encerram a fase classificatória neste sábado e precisam de uma vitória sobre Porto Rico, às 23h, em Long Beach, para avançar.

A Fase Final da Liga Mundial contará com participação de oito seleções, que serão divididas em duas chaves. Entre os dias 6 e 8 de julho, serão realizados os jogos da fase de grupos. As duas melhores equipes de chave avançam às semifinais, marcadas para o dia 9. A decisão e a disputa de terceiro lugar estão agendadas para o dia 10.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.