Publicidade
Publicidade - Super banner
Vôlei
enhanced by Google
 

Assistente revela detalhes de Bernardinho

Roberta Giglio, que trabalha como Bernardinho desde 1997 conta um pouco da fórmula vencedora da parceria

Gazeta |

A paulista Roberta Giglio, mais conhecida como Robertinha, trabalha, em parceria com Bernardinho desde 1997, como coordenadora de estatística e filmagem na seleção brasileira masculina e no Unilever. Formada em Educação Física, ela faz as marcações táticas para que a comissão técnica monte sua estratégia. Quando o treinador acha necessário, a profissional acompanha os jogos no ginásio e passa informações através de um ponto eletrônico.

"O programa que utilizo atende ao padrão internacional e, talvez, não tenha nada de diferente daquele comercializado na Europa. Hoje, depois de 13 anos, eu e o Bernardo falamos a mesma língua em termos de informação. Ele baseia tudo em estratégia e procuro entregar todos os dados de acordo com a sua ótica. A estatística pode até não ter o reconhecimento dos dirigentes, mas é vital para levar um time ao lugar mais alto do pódio", disse Robertinha.

O software que ela utiliza foi desenvolvido pelo pai, administrador de empresas aposentado que decidiu socorrer a filha diante do emaranhado de dados trazidos da Itália pelo técnico Renan, com quem a filha trabalhava em 1996, no Chapecó (SC). No recente Mundial da Itália, apenas Brasil e França utilizaram seus próprios programas. A profissional desenvolveu o software ideal apenas em 2002 e agradece a Bernardinho pela paciência.

"O Bernardo foi muito paciente e acreditou o tempo todo que o projeto daria certo. Ele poderia ter optado pela fórmula mais simples, que era comprar o software no mercado e ter as mesmas informações da maioria das equipes internacionais", disse Robertinha, que aponta os Jogos de Atenas-2004 como o torneio mais marcante da carreira. "Além da emoção que o lugar transmite, a seleção masculina estava vivendo um momento muito especial", encerrou.

Leia tudo sobre: Bernardinhovôlei

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG