'Harleyros' e golfistas, William e Ricardinho duelam na final

Levantador do Sada Cruzeiro foi reserva e aluno do experiente do Vôlei Futuro. Agora, serão rivais na decisão

Aretha Martins, iG São Paulo |

Divulgação/CBV
William foi reserva de Ricardinho e agora é o melhor levantador na Superliga
Ricardinho e William são os levantadores e capitães dos finalistas da Superliga masculina Vôlei Futuro e Sada Cruzeiro . Além disso, já foram professor e aluno no começo dos anos 2000 e dividem paixões fora das quadras, como as motos Harley Davidson e o golfe.

Leia também: Mais maduro, Michael quer responder crítica e preconceito com ouro

A amizade começou quando defenderam o time de Suzano. Ricardinho era titular e William, o reserva na posição. “É um cara que acredito que sugou muita coisa naquele período”, afirma Ricardinho. “Aprendi muito com ele e gosto deste vôlei arte”, concorda William. Eles ainda vestiram a camisa da equipe de Três Corações antes de seguir para fora do Brasil. Ricardinho fez fama na Itália, e William foi tetracampeão nacional na Argentina.

Leia mais: Com confiança e provocação, Cruzeiro e Vôlei Futuro fazem final

A distância não acabou com a amizade, mas tudo ficou mais fácil na temporada 2010/2011, quando Ricardinho fechou com o Vôlei Futuro e William, com o Sada Cruzeiro. “Gosto muito dele. A gente tem se ‘acompanhado’ mais nesses dois últimos anos, quando voltamos para o Brasil. E temos algumas coisas em comum. Ele é “harleyro” igual a mim, por exemplo”, comenta Ricardinho .

Deixe seu recado e comente com outros torcedores

Fora das quadras, outro ponto em comum é o golfe. William diz que, quando morava na Argentina, chegou a pensar em trocar a quadra pelo gramado com o sonho de disputar as Olimpíadas de 2016, já que a modalidade é bem estruturada na Argentina.

VEJA NA GALERIA QUEM É QUEM NA FINAL DA SUPERLIGA MASCULINA

Para Ricardinho, as tacadas ainda são uma brincadeira. “Eu tenho meus tacos, mas eu não sou craque e ainda arranco uns toletes de grama”, fala.

Dentro das quatro linhas, o aluno do vôlei também superou o professor. De acordo com as estatísticas da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), William é o melhor levantador da Superliga 2011/2012, com 39,68 de eficiência. Ricardinho não aparece entre os 10 melhores.

Divlugação/CBV
Ricardinho comanda o Vôlei Futuro na primeira final de Superliga da equipe de Araçatuba

Apesar do desempenho, William ainda aposta em Ricardinho, e não nele, como uma surpresa na lista de convocados da seleção brasileira para as Olimpíadas de Londres. “Faço coro por Ricardinho na seleção. Acho que ele teria muito a agregar no time e, em uma Olimpíada, é preciso ter um cara com mais experiência”, explica. Mas o jogador do Sada Cruzeiro se esquiva quando a pergunta vira para ele. “Eu não penso nisso. Quero só as minhas férias depois da Superliga”, fala em tom de brincadeira.

Leia também: Ricardinho sonha com seleção de vôlei, mas não se ilude

Longe do Brasil, mas perto da Argentina
William passou pelas seleções de base do Brasil, mas não ganhou espaço no time adulto. Nos tempos da Argentina, começou o processo para defender o país. “Tinha que provar que estava trabalhando e tinha muita burocracia. Eu tinha começado a ver tudo, mas recebi a proposta do Sada Cruzeiro e fiquei no empasse”, lembra.

A família pesou na decisão do levantador. “Tinha a pressão deles, que queriam me ver jogando. E tenho uma irmã de 43 anos que começou a jogar vôlei. Isso não tem preço”, comenta.

Mas a rivalidade Brasil x Argentina não iria interferir na decisão de William. “Não teria problema nenhum em vestir a camisa azul-celeste e ter a chance de disputar uma Olimpíada”, diz.

Agora, amigos e seguidores do que eles chamam de “vôlei arte”, com jogadas rápidas e fintas, se enfrentam na decisão da Superliga. Sada Cruzeiro e Vôlei Futuro buscam o título inédito no torneio neste sábado, às 10h (horário de Brasília), no ginásio poliesportivo de São Bernardo do Campo. “Fico feliz em jogar essa final contra ele”, afirma William.

    Leia tudo sobre: superligavôlei futurosada cruzeirowilliamricardinho

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG