iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Vôlei

15/10 - 23:56

CBV divulga formato da Superliga

Modelo atual segue a mesma forma que foi utilizada na temporada passada; Minas Tênis e Rexona são os maiores campeões

Gazeta Esportiva

RIO DE JANEIRO - A Confederação Brasileira de Vôlei divulgou nesta quarta-feira o formato de disputa das Superligas masculina e feminina para a temporada 08/09. O modelo atual segue a mesma forma que foi utilizada na temporada passada.

A fase classificatória terá quatro turnos, e em cada turno será disputada uma final. As oito equipes mais bem classificadas avançam para as quartas-de-final, disputando o playoff em melhor de três partidas. Nas semi, o formato será o mesmo. A final terá um único jogo e, independente de quais equipes alcançarem a decisão, a partida será realizada no Marcanãzinho, no Rio de Janeiro.

Os grupos da liga masculina foram divididos desta forma: no grupo A estão Cimed/Brasil Telecom (SC), Tigre/Unisul/Joinville (SC), Sada Vôlei Betim (MG), Fátima/Medquímica/UCS (RS), Bento Vôlei (RS) e Lupo/Náutico (SP). Na outra chave foram selecionadas as equipes do Vivo/Minas (MG), Ulbra/Suzano/Massageol (SP), Santander (SP), Vôlei Futuro (SP), GAC Logistics/Santo André (SP) e Álvares/Vitória (ES).

No feminino, o grupo A conta com Rexona-Ades (RJ), Brasil Telecom (SC), S. Caetano/Blausiegel (SP), Vôlei Futuro (SP), Mackenzie/Cia. do Terno (MG) e Cativa/Pomerode/ADP (SC). Na chave B estão Finasa/Osasco (SP), Pinheiros/Mackenzie (SP), Minas Tênis Clube (MG), Medley/Banespa (SP), Sport/Maurício de Nassau (PE) e Praia Clube/Futel (MG).

No primeiro turno, as equipes jogarão contra as do mesmo grupo e no segundo turno, as partidas serão contra os times da outra chave. O terceiro turno será disputado também entre equipes de grupos diferentes, mas com mando de campo invertido. No turno final, se invertem o mando de campo do turno inicial e as equipes voltam a jogar dentro da própria chave.

Entre os homens, o maior vencedor é o Minas Tênis Clube, com quatro triunfos (99/00, 00/01, 01/02 e 06/07), mas o atual campeão é o catarinense Cimed, que conquistou o título também em outra oportunidade, em 2005/2006. No feminino, o Rexona defenderá o título, além de ser o maior vencedor da competição, tendo conquistado as edições de 97/98, 99/00, 05/06, 06/07 e 07/08.


Leia mais sobre: Superliga CBV



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo