iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Vôlei

22/09 - 17:22

Bernardinho diz que fica na seleção para renovar grupo

Em Pequim, discurso era de reavaliação. Mas renovação do time virou obsessão para o treinador

Agência Estado e Gazeta Press

RIO DE JANEIRO - Sossego, definitivamente, é um termo incompatível com Bernardinho. Nesta segunda-feira, no último treino da seleção brasileira masculina de vôlei, no Rio, o treinador decretou o seu dia do "fico". O discurso, durante a Olimpíada de Pequim, era de reavaliação. No entanto, a renovação da seleção virou obsessão para o treinador.

"Sou movido a desafios. A pressão será enorme, e trabalhar sob pressão é gostoso. Vivemos o ciclo 2012 [Olimpíada de Londres]", disse o técnico da equipe medalha de prata em Pequim.

No dia 1º de outubro será a vez de formalizar a permanência à frente da seleção. "Teremos uma reunião na Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para falar de renovação. A intenção é permanecer. Nunca disse que sairia. Disse que queria rever a minha vida. Precisamos conversar, mas a tendência é ficar", comentou.

Renovação já começou - A torcida que acompanhará a participação da seleção brasileira masculina de vôlei na Copa América 2008 verá rostos diferentes em quadra. De olho na formação do time que tentará se classificar e jogar a Olimpíada de 2012, Bernardinho usará a competição em Cuiabá como primeiro teste para os novos jogadores.

Apesar de o grupo contar com seis medalhistas de prata em Pequim (André Nascimento, Bruno, Dante, Murilo, Rodrigão e Sergio Escadinha), a prioridade do treinador será observar nomes como o levantador Daniel, os ponteiros Thiago Alves e Chupita, os opostos Leandrão e Leandro Vissoto e os centrais Gustavão e Lucas.

“Tivemos apenas uma semana para preparar a equipe e alguns jogadores vinham de férias, então não estaremos em nosso ritmo ideal. De qualquer forma, quero testar estes jovens jogadores, já pensando em mais um ciclo olímpico. O resultado é importante, mas, neste momento, o pensamento é mais à frente. Todos que estão aqui se encaixam neste perfil”, adiantou o técnico, que também planeja realizar uma excursão antes da Liga Mundial 2009 para dar mais experiência a alguns atletas.

Um dos mais experientes da equipe, o líbero Escadinha acredita que a nova geração do voleibol brasileiro não terá dificuldades em entrar na equipe. “A molecada que está aqui não é completamente verde. Todos já passaram pelas seleções de base e de Novos. Já disputaram competições internacionais e não sentirão a pressão. Tenho certeza que eles irão muito bem”, afirmou.

Uma das caras novas da seleção é o levantador Daniel, de 24 anos. O atleta, de 1,93m, espera agarrar a oportunidade de permanecer na equipe - titular em Pequim-2008, Marcelinho já passou dos 30 anos e ainda não sabe se vai tentar jogar as Olimpíadas inglesas.

“Como o Bernardo já falou, o critério para montar este grupo foi pensando quatro anos à frente. No entanto, sei que para permanecer na seleção precisarei apresentar mais do que venho fazendo em meu clube. Estou um pouco ansioso para a estréia, mas bastante confiante com a boa semana de treinos que tivemos”, completa.

Time de gigantes - Uma das características da nova geração de Bernardinho deve ser a altura. Dos 14 convocados para a disputa da Copa América, cinco medem mais de 2,05m: os centrais Rodrigão (2,05m), Lucas (2,09m) e Gustavão (2,12m) e os opostos Leandrão (2,05m) e Leandro Vissoto (2,11m).

“É uma tendência no voleibol mundial. No caso do Brasil mesmo, as seleções de base têm média de altura mais elevada que a equipe adulta. Com atletas mais altos, poderemos crescer em alguns fundamentos, como o bloqueio e o saque, por exemplo', explica o técnico, que, por outro lado, não quer perder um dos maiores pontos positivos da equipe anterior. 'Precisaremos manter nossas qualidades, principalmente a velocidade”, destacou.

A seleção brasileira realizou o último treinamento no Rio de Janeiro nesta manhã e chega ao Mato Grosso ainda nesta segunda. A estréia será na quarta, às 21 horas (horário de Brasília), contra o México, no ginásio Aecim Tocantins.


Leia mais sobre:



Alerta de Gols Receba notícias pelo seu celular

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Reuters

Acabou o mistério
Bernardinho ainda não assinou, mas disse que fica e quer renovar de novo a seleção

Topo
[x] fechar