iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Vôlei

17/06 - 09:10

Seleções de vôlei passarão a ter 14 jogadores a partir de 2009
As seleções nacionais de vôlei serão compostas por 14 jogadores, sendo dois líberos, a partir do dia primeiro de janeiro de 2009 após a resolução decidida durante o Congresso Mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), realizado em Dubai nesta semana.

EFE

Desta forma, em todas as competições internacionais organizadas pela FIVB, as equipes terão dois jogadores a mais e cada seleção "terá o direito de designar um máximo de dois líberos (especialistas em defesa que não podem atacar)", especifica a nova regra do jogo.

Além disso, as substituições de líbero durante a partida não serão contabilizadas como trocas simples. As conseqüências de uma mudança irregular de líbero serão as mesmas de uma falta de rotação e apenas o treinador poderá designar, antes da partida, os jogadores que atuarão nesta posição.

A intenção da nova norma é dar mais opções aos técnicos e também abrir uma nova oportunidade aos jogadores de baixa estatura, explicou o mexicano Rubén Acosta, presidente da FIVB.

A possibilidade de dar um microfone para a comunicação dos árbitros para tornar a modalidade mais atraente para as transmissões televisivas e a redução de 20% a 25% da pressão da bola de jogo foram outros pontos analisados durante a reunião.

O norueguês Roald Bahr, presidente da comissão médica da FIVB, revelou hoje no congresso que 56 jogadores deram positivo por doping nos 9.168 exames realizados nos últimos dois anos.

No entanto, ressaltou que a maior parte dos resultados positivos foi "um acidente" e que só em apenas dois casos foi constatada a presença de esteróides.

Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo