Publicidade
Publicidade - Super banner
Tênis
enhanced by Google
 

Verdasco cai nas oitavas em Paris e está fora das Finais da ATP

Andy Roddick, classificado às oitavas no Masters 1000 francês, assegurou sua vaga no torneio de Londres

iG São Paulo |

O espanhol Fernando Verdasco foi derrotado pelo francês Gael Monfils e deu adeus ao Masters 1000 de Paris. Com o resultado, ele fica sem chances de se classificar para as Finais da ATP, torneio que reúne os oito melhores tenistas do ano - é atualmente o nono. Nesta quinta, em partida muito equilibrada, o anfitrião venceu por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (4-7), 7-6 (7-2) e 7/5, em duas horas e 45 minutos.

A queda nas oitavas de final na França tira as possibilidades de Verdasco ir para Londres. Como Andy Roddick está nas quartas de final em Paris, o espanhol precisava chegar ao menos à decisão do Masters 1000 para brigar pela vaga. Assim, o americano, o tcheco Tomas Berdych e o espanhol David Ferrer carimbaram seus passaportes para as Finais.

Esta foi apenas a segunda partida entre os tenistas na história. No Masters 1000 de Mônaco, há dois anos, Monfils bateu o espanhol por 2 a 0, em duelo muito menos equilibrado. Para triunfar em Paris, o anfitrião fez valer de seu saque e golpes potentes - conseguiu 10 aces.

Nas quartas de final, Monfils, número 14 do ranking da ATP, irá encarar o vencedor do confronto entre o britânico Andy Murray, terceiro cabeça de chave, e o croata Marin Cilic, 13º favorito na França.

O jogo
O primeiro set apresentou extremo equilíbrio entre os atletas. Com exceção do número de aces, quesito no qual Monfils "goleou" (7 a 1), ambos tinham desempenhos semelhantes no aproveitamento de saques e pontos. O francês acertou 65% dos primeiros saques, contra 68% do espanhol. Nos pontos disputados enquanto serviam, o anfitrião conseguiu 61% e o adversário obteve 64%.

Apesar da igualdade, Monfils aparentava sempre estar um passo à frente, mas, quando tinha a oportunidade de decidir, falhava. Ele teve oito break points a seu favor, mas aproveitou somente um - quebrou o saque do espanhol no sétimo game. No décimo, porém, o francês sacava para fechar a parcial e teve seu serviço quebrado após apenas duas tentativas de Verdasco.

A história se repetiu no tie-break do primeiro set. Monfils chegou a abrir 4-2 de vantagem e esteve perto de fechar, mas parou de jogar. Abusando dos erros não-forçados, perdeu por 7-4.

A segunda parcial manteve a tendência da anterior. Games longos e muito disputados. Verdasco conseguiu quebrar o saque de Monfils no terceiro game, mas o francês recuperou o ponto no serviço seguinte do espanhol. A igualdade, uma vez mais, só foi desfeita no tie-break. Os saques foram confirmados até o sexto ponto, quando Verdasco errou duas vezes e deixou o anfitrião abrir 5-2.

O set de desempate seguiu o ritmo dos demais. A diferença com relação ao segundo é que não houve quebras de saque. No décimo game, quando Monfils sacava, Verdasco chegou a ter dois match points, mas o francês conseguiu salvá-los e confirmar o serviço.

A única quebra da terceira parcial veio no 11º game. Monfils aproveitou seu 12º break point do confronto e se colocou em vantagem. No ponto seguinte, sacou para fechar o jogo e eliminar o espanhol.

Leia tudo sobre: tênis - masters series

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG