Publicidade
Publicidade - Super banner
Tênis
enhanced by Google
 

Troicki vence jogo de coadjuvantes e dá primeira taça da Davis à Sérvia

Sérvio derrotou o francês Michael Llodra por 3 sets a 0 e fechou a decisão do torneio entre países em 3 a 2

iG São Paulo |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237854626351&_c_=MiGComponente_C

Coube aos coadjuvantes a missão de decidir a Copa Davis 2010. E no duelo entre Sérvia e França na Arena Belgrado, Viktor Troicki levou a melhor sobre Michael Llodra. Com 3 sets a 0, parciais de 6/2, 6/2 e 6/3, em duas horas e 13 minutos, o sérvio anotou 3 a 2 no confronto e conquistou a tradicional competição entre países. Mais cedo neste domingo, Novak Djokovic havia derrotado Gael Monfils também por 3 sets a 0 e mantido seu país vivo na disputa.

AFP
Troicki se recuperou da derrota sofrida para Llodra na partida de duplas da final

O título de 2010 foi o primeiro da Sérvia em 111 anos de história do torneio. O país, que disputa a Davis desde 1995, nunca havia passado da primeira fase nas três vezes que havia participado do Grupo Mundial, espécie de primeira divisão. Em 2006, 2008 e 2009, os sérvios foram superados por Suíça, Rússia e Espanha, respectivamente.
 
Já a França se manteve com nove troféus (1927, 1928, 1929, 1930, 1931, 1932, 1991, 1996 e 2001) e perdeu a chance de se isolar como terceiro maior campeão da competição. Os franceses têm o mesmo número de conquistas da Grã-Bretanha e estão atrás de Estados Unidos, que possui 32 taças, e Austrália, 28.

Esta foi também a primeira vez em quatro anos que a Copa Davis foi decidida no quinto confronto. Em 2006, a Rússia derrotou a Argentina por 3 a 2 jogando em Moscou. A última vitória de um visitante foi em 2008, quando a Espanha fez 3 a 1 na Argentina em Mar Del Plata.

Originalmente, um duelo entre Janko Tipsarevic e Gilles Simon era previsto para a quinta partida. Porém, como os dois foram atropelados em seus jogos na sexta-feira ¿ caíram por 3 a 0 diante de Monfils e Djokovic, respectivamente ¿ os capitães de Sérvia e França optaram por escalar Troicki, 30º do ranking da ATP, e Llodra, 23º. Pior para os franceses, que viram seu jogador simplesmente apático em quadra.

AFP
Llodra esteve apático durante toda a partida e foi dominado por rival sérvio 

Este foi o primeiro confronto entre os dois em partidas de simples. No sábado, Troicki e Llodra estiveram em quadra no jogo de duplas da final da Davis. Ao lado de Arnauld Clement, o francês venceu o sérvio e seu parceiro Nenad Zimonjic por 3 sets a 2.

Neste domingo, Troicki encontrou surpreendente facilidade no primeiro set. Diante de um Llodra apático e com duas quebras de saque, fechou em 6/2. na segunda parcial, o francês esboçou uma reação e chegou a quebrar o serviço do rival, mas voltou a ser dominado pelo sérvio e caiu novamente por 6/2. A quebra no início do terceiro set foi a chave para a festa na Arena Belgrado. Troicki começou a parcial decisiva abrindo 2/0 e apenas teve de administrar a vantagem para fechar o confronto em 6/3.

O jogo
Empurrado pelo público, Troicki fez um primeiro set simplesmente arrasador. Com Llodra sacando, chegou a abrir 0-30 logo de cara, mas o francês conseguiu confirmar o serviço. A partir daí, foram cinco games consecutivos para demolir o rival. Duas quebras de saque seguidas lhe colocaram em grande vantagem nesta parcial, para a explosão da torcida presente na Arena Belgrado.

Com muita garra, Llodra confirmou seu serviço no sétimo game do primeiro set. O francês precisou salvar três set points para se manter vivo. Não foi o suficiente, porém, para evitar a vitória sérvia nesta parcial. Troicki voltou a confirmar seu serviço no game seguinte e fechou em 6/2.

AFP
Após vencer seus duelos, Djokovic torceu muito para Troicki contra Llodra

O segundo set começou marcado pela recuperação de Llodra, que confirmou seu serviço e quebrou o saque do anfitrião logo de cara. A vantagem, no entanto, durou pouco. Troicki devolveu a quebra no terceiro game e se retomou o controle das ações. Após confirmar seu serviço seguinte, o sérvio voltou a quebrar o saque do francês e abriu 3/2.

A partir daí, só deu Troicki. O anfitrião confirmou dois serviços e, com nova quebra, fechou a parcial em 6/2, para delírio da torcida presente na Arena Belgrado e de Novak Djokovic, que acompanhava o jogo de perto.

O terceiro set foi igualmente tranquilo para o sérvio. Visivelmente apático, Llodra teve seu saque quebrado logo no primeiro game. Troicki confirmou o seu e abriu 2/0 de vantagem. O francês conseguiu reagir no game seguinte, mas o anfitrião, além de manter seu serviço, voltou a quebrar o do rival, anotando 4/1.

Porém, Llodra não cedeu a vitória de graça. O francês devolveu uma das quebras e, depois de confirmar seu saque, diminuiu para 4/3. Ao manter seu serviço seguinte, Troicki ficou a um game do título. E este veio no game seguinte, em nova quebra: 6/3 e Sérvia campeã da Copa Davis 2010.

Leia tudo sobre: tênis - copa davis

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG