Rodada marcou eliminação de algumas cabeças de chave, como Kaia Kanepi e Ekaterina Makarova

Sexta cabeça de chave em Wimbledon, a italiana Francesca Schiavone estreou com vitória no Grand Slam nesta segunda-feira. Ela bateu a australiana Jelena Dokic por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 1/6 e 6/3, e garantiu vaga na segunda rodada do tradicional torneio disputado em quadras de grama em Londres.

Com o resultado, a tenista da Itália espera pela definição da ganhadora do confronto entre a checa Barbora Strycova e a canadense Aleksandra Wozniak, que foi um dos 18 duelos adiados entre as mulheres nesta segunda por causa da chuva que atrasou a programação do primeiro dia de disputas da chave principal da competição.

O duelo entre Schiavone e Dokic chegou a ser interrompido pela chuva no terceiro set e só pôde ser disputado porque o confronto foi reiniciado na quadra central, que conta com um teto retrátil que foi utilizado para que a partida pudesse ser terminada.

Apesar do teórico favoritismo na estreia, a atual sétima colocada do ranking mundial venceu Dokic pela primeira vez, nesta segunda-feira, depois de ter sido derrotada pela australiana em outras três partidas, sendo a última delas neste ano, na primeira rodada em Kuala Lumpur, na Malásia. Dokic, por sua vez, vinha embalada pelo vice-campeonato do Torneio de Hertogenbosch, na Holanda, onde ela chegou à final da competição que também é disputada em quadra de grama.

Em outro confronto que foi encerrado nesta segunda, a russa Svetlana Kuznetsova confirmou a sua condição de 12.ª cabeça de chave na estreia contra a chinesa Shuai Zhang. Ela venceu por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/4, e terá pela frente na segunda rodada a romena Alexandra Dulgheru, que estreou com vitória por 2 sets a 0 (6/2 e 6/4) sobre a norte-americana Jill Craybas.

Já a estoniana Kaia Kanepi, 17ª cabeça de chave, acabou eliminada na estreia pela italiana Sara Errani, que avançou à segunda rodada ao aplicar 6/1 e 6/4 na adversária. Com isso, medirá forças contra a ganhadora do duelo entre a francesa Alize Cornet e a ucraniana Kateryna Bondarenko, adiado pela chuva depois de a tenista da Ucrânia vencer o primeiro set por 7/5.

Outra cabeça de chave eliminada na estreia nesta segunda foi a russa Ekaterina Makarova. Pré-classificada como 28ª maior favorita ao título, ela caiu diante da norte-americana Christina McHale por 2 sets a 1, de virada, com 2/6, 6/1 e 8/6. Desta forma, ela jogará na segunda rodada contra quem se sair melhor no duelo entre a japonesa Ayumi Morita e a austríaca Tamira Paszek. Este duelo foi adiado quando o placar apontava empate de 1 set a 1 e a tenista da Áustria ganhava a última parcial por 2 a 0.

A romena Monica Niculescu chegou com facilidade à segunda rodada de Wimbledon ao aplicar duplo 6/1 sobre a austríaca Sybille Bammer. Com o resultado, ela jogará na próxima fase contra a vencedora da partida entre a sérvia Jelena Jankovic, 15.ª cabeça de chave, e a espanhola Maria Jose Martinez.

Entre os duelos adiados nesta segunda está o que envolveu a bielo-russa Viktoria Azarenka, quarta cabeça de chave, e a eslovaca Magdalena Rybarikova. O duelo parou por causa da chuva quando a primeira delas vencia o segundo set por 3 a 2, após ganhar o primeiro por 6/4.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.