Publicidade
Publicidade - Super banner
Tênis
enhanced by Google
 

São Paulo será sede da primeira edição do ATP Challenger Finals

Campeonato será disputado em quadra dura armada no Ginásio do Ibirapuera entre os dias 14 e 20 de novembro

Gazeta |

AE
Jorge Lacerda, presidente da Confederação Brasileira de Tênis, anuncia o evento da ATP em SP
No próximo mês de novembro, a cidade de São Paulo receberá a primeira edição do ATP Challenger Tour Finals. A Koch Tavares, empresa de marketing esportivo responsável pelo evento, anunciou a realiazação do torneio na manhã desta segunda-feira. O campeonato será disputado em uma quadra dura armada no Ginásio do Ibirapuera entre os dias 14 e 20 de novembro. Além dos sete melhores tenistas no Circuito de Challengers, o torneio conta com a participação de um convidado brasileiro, possivelmente Thomaz Bellucci.

O acordo inicial prevê a realização do campeonato até 2013. Na primeira edição, sem chave de duplas, serão distribuídos US$ 220 mil (R$ 360 mil) em prêmios. Os torneios da série Challenger antecedem os grandes eventos da ATP. Atual número um do mundo, o espanhol Rafael Nadal tem dois títulos e quatro vices em eventos deste nível.

O ATP Challenger Tour Finals acontece na semana anterior ao ATP Finals, disputado pelos oito melhores do ranking mundial em Londres com chaves de simples e duplas. A semana de 14 a 20 de novembro não tem qualquer outro evento previsto no calendário, o que aumenta a visibilidade e facilita a venda dos direitos de transmissão do torneio em São Paulo.

Luis Felipe Tavares, presidente da Koch Tavares, comemorou o nascimento do campeonato. "Pela primeira vez, o Circuito Challenger vai ter uma final, a exemplo do que acontece no ATP Tour. O torneio vai colocar em evidência os jogadores que disputam pontos para a entrada na carreira profissional", disse.

Para disputar uma vaga no torneio da capital paulista, os tenistas precisam jogar, no mínimo, oito challengers ao longo da temporada. Os jogadores que participarem de mais de 10 eventos terão selecionados apenas seus 10 melhores resultados para efeitos de classificação.

Getty Images
Evento pode ter a participação de Thomaz Bellucci, número 25 do mundo e número um do Brasil
Membros do top 10 não podem participar do ATP Challenger Tour Finals. De qualquer maneira, os tenistas da elite costumam jogar apenas os torneios de primeira linha. Atual 25º colocado do ranking mundial, Thomaz Belucci deve disputar o evento em São Paulo, desde que não esteja entre os 10 melhores do mundo.

André Silva, membro da diretoria executiva da ATP, falou com empolgação sobre o novo torneio. "É um evento importante no calendário do tênis mundial. Os Challengers alimentam o circuito de estrelas, como aconteceu com o Nadal e o Del Potro. Sem os challengers, eles não conseguiriam chegar aonde chegaram", afirmou.

Após uma longa reforma, o Complexo Constâncio Vaz Guimarães será reaberto no próximo dia 22 de maio. Além de receber uma nova iluminação, suficiente para propiciar transmissões em HD, o Ginásio do Ibirapuera sofreu uma modificação no piso para abrigar jogos de tênis.

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG