Publicidade
Publicidade - Super banner
Tênis
enhanced by Google
 

Russos vencem e Brasil fica fora do Grupo Mundial da Copa Davis

Brasil esteve à frente na repescagem, mas derrotas neste domingo impediram retorno da equipe à elite do tênis

iG São Paulo |

Não foi desta vez que o Brasil voltou ao Grupo Mundial da Copa Davis. Fora da elite do tênis desde 2003, a equipe brasileira perdeu três dos cinco jogos da série contra a Rússia na repescagem e volta a disputar o zonal americano da competição. Nesse domingo, no quinto e decisivo jogo da série realizada em piso rápido coberto na cidade de Kazan, Dmitry Tursunov venceu Ricardo Mello com parciais de 6/1, 7/6 (7-5), 2/6 e 6/3.

Perdido no primeiro set, Mello entrou no jogo na segunda parcial e chegou a levar para o tie-break, sem sucesso. O brasileiro aproveitou o momento favorável no terceiro período e esboçou uma reação, mas Tursunov retomou o controle do confronto e fechou a série por 3 a 2.

O Brasil esteve muito perto de retornar ao Grupo Mundial neste domingo. Antes do embate entre Mello e Tursunov, Thomaz Bellucci e Mikhail Youzhny travaram um duelo épico. Em cinco horas de disputa, o brasileiro chegou a ter dois match-points, mas acabou derrotado.

Na sexta-feira, Mikhail Youzhy simplesmente atropelou Ricardo Mello, mas Thomaz Bellucci bateu Igor Andreev e igualou o confronto. No sábado, Marcelo Melo e Bruno Soares venceram Igor Kunitsyn e Dmitry Tursunov, fazendo 2 a 1 para o Brasil, o que não foi suficiente para retornar ao Grupo Mundial.
Afastado da elite da Copa Davis desde a temporada de 2003, quando ainda contava com a presença do ídolo Gustavo Kuerten, o Brasil caiu nos playoffs do Grupo Mundial nos últimos seis anos de forma consecutiva, diante de Suécia, Croácia, Equador, Índia e Rússia.

Nas duas séries mais recentes, o Brasil ficou a apenas um ponto de retornar ao Grupo Mundial. No ano passado, a mesma equipe que caiu diante da Rússia chegou a abrir 2 a 0 contra a Índia. Assim como neste domingo, no entanto, Ricardo Mello acabou derrotado no quinto confronto.

*com Gazeta Esportiva

Leia tudo sobre: teniscopa davisbellucciricardo mellobruno soares

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG