Espanhol, que manteve posto de nº 1 do mundo, conquistou seu sexto título em Paris, igualando recorde de Bjorn Borg

Rafael Nadal confirmou, mais uma vez, neste domingo, que é mesmo o "Rei do Saibro". Espanhol venceu Roger Federer por 3 sets a 1 e conquistou seu sexto título em Roland Garros, igualando a marca do sueco Bjorn Borg, que também venceu o Grand Slam francês por seis vezes na carreira, e é o maior vencedor da história do torneio.

Título significa também a manutenção do primeiro lugar no ranking da ATP, já que Nadal manteve os pontos da conquista do ano passado. Espanhol era ameaçado por Novak Djokovic, número 2, e perderia o posto caso não vencesse.

Triunfo na França representa o décimo título de Grand Slam na carreira de Nadal, que diminui a hegemonia de seu adversário deste domingo, Federer, que venceu 16 e é o maior vencedor da história. Agora o retrospecto entre os dois aponta uma vantagem de 17 vitórias, contra apenas 8 derrotas, a favor de Nadal.

O jogo
Embalado por ter vencido Novak Djokovic e colado fim na série invicta do sérvio, Federer começou o jogo arrasador e, logo de cara, quebrou o serviço de Nadal e abriu 3 a 0. Espanhol, no entanto, se encontrou dentro do set e conseguiu reverter a vantagem do suíço, quebrando seu adversário em duas oportunidades, para fechar a parcial em 7/5.

No segundo set foi a vez de Nadal vacilar. Após conseguir a quebra de serviço, e ter a oportunidade de fechar, o número 1 do mundo permitiu que Federer voltasse para a partida, devolvesse a quebra e levasse o set para o tie-break.

No game-desempate, Nadal foi dominante e venceu, abrindo uma vantagem de 2 a 0 no jogo.

Abalado pela perda da segunda parcial no desempate, Federer começou o 3º set desligado, permitindo que o espanhol quebrasse seu saque. No entanto, suíço mostrou poder de reação e voltou à partida tomando o saque do rival por duas vezes e fechando o set em 7/5.

No set seguinte, Nadal mostrou um domínio atípico na partida e, sem muitas dificuldades, quebrou Federer por duas vezes para fazer 6/1 e conquistar o título.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.