Jarmila Gajdosova tem 24 anos, conquistou somente dois títulos e caiu na terceira rodada da chave de simples do Grand Slam francês

Jarmila Gajdosova e Thomaz Bellucci: parceria de sucesso no Aberto de Roland Garros
EFE
Jarmila Gajdosova e Thomaz Bellucci: parceria de sucesso no Aberto de Roland Garros
Eslovaca naturalizada australiana, 24 anos, 26ª colocada do ranking de simples da WTA. Esta é Jarmila Gajdosova, atleta que vem fazendo história ao lado do brasileiro Thomaz Bellucci na chave de duplas mistas do Aberto de Roland Garros. Juntos, eles chegaram pela primeira vez às semifinais do Grand Slam francês.

Getty Images
Ao lado de Samantha Stosu (à direita), Jarmila Gajdosova defende a Austrália na Fed Cup
Filha de engenheiros, Gajdosova começou a jogar tênis com apenas sete anos, em Bratislava. Aos 14, viajou para a Austrália, se encantou e passou a treinar em Sydney. Há dois anos, se casou com o tenista australiano Samuel Groth e se naturalizou. O casamento acabou em 2011, mas Jarmila seguiu vivendo e defendendo o país.

Gajdosova se destacou nas edições juvenis dos Abertos de Wimbledon de 2003 e da Austrália de 2004. Em ambos, ela chegou às semifinais. Mas, pelo menos até agora, não passou de uma promessa. Assim como Bellucci, conquistou somente dois títulos de simples como profissional: os pouco expressivos WTAs de Guangzhou, em 2010, e de Hobart, em 2011.

A australiana vive a melhor fase de sua carreira e chegou ao seu melhor ranking (25º) há duas semanas. Falta a ela, porém, um desempenho de destaque em um grande torneio. Na chave de simples do atual Aberto de Roland Garros, Gajdosova caiu na terceira fase. Qualquer semelhança com o brasileiro é mera coincidência.

Ao contrário das chaves de simples e de duplas de mesmo sexo, o torneio misto não conta pontos para os rankings de ATP e WTA e serve mais como uma exibição, uma forma para os jogadores seguirem vivenciando o ambiente de um Grand Slam. Mas há também, é claro, o fator financeiro, já que a parceria campeã fatura 100 mil euros (aproximadamente R$ 230 mil).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.