Espanhol precisou de duas horas e 26 minutos para fazer 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/3 e 6/3, no croata Ivan Ljubicic

Rafael Nadal suou no primeiro set, mas conseguiu vitória tranquila sobre Ivan Ljubicic
AFP
Rafael Nadal suou no primeiro set, mas conseguiu vitória tranquila sobre Ivan Ljubicic
Não deu para Ivan Ljubicic. Rafael Nadal confirmou seu favoritismo, venceu o croata por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/3 e 6/3, após duas horas e 26 minutos e está nas quartas de final do Aberto de Roland Garros. Buscando o hexacampeonato no Grand Slam, o espanhol terá pela frente o vencedor do duelo entre o sueco Robin Soderling e o francês Gilles Simon.

Com saque forte, Ljubicic foi páreo duro para Nadal no primeiro set. Foram seis aces registrados pelo croata contra nenhum do espanhol. Ele ainda cravou 11 winners, enquanto Nadal conseguiu apenas cinco bolas vencedoras.

A derrota nesta parcial veio somente na falta de tranquilidade. Ljubicic cometeu 22 erros não-forçados e sucumbiu à experiência do favorito. Apesar de ter quebrado o serviço de Nadal uma vez, o croata teve seu saque derrubado no 12º game, quando poderia levar a disputa ao tie break. Não levou e perdeu por 7/5.

Foi a deixa para o líder do ranking mundial deslanchar. Apesar de errar menos no segundo set, Ljubicic enfrentou um Nadal sólido e sem pressa para definir os pontos. Sacando com aproveitamento de 76% (contra 39% do adversário), o espanhol não teve seu serviço ameaçado e, ao obter duas quebras, fechou em tranquilos 6/3.

A última parcial foi mais equilibrada, mas que pudesse mudar o destino da partida. Nadal viu seu oponente voltar a cometer muitos erros não-forçados. O espanhol quebrou o saque de Ljubicic, que devolveu no game seguinte. Lutando muito para se manter vivo no duelo, o croata sucumbiu de vez quando teve seu serviço derrubado pela segunda vez. Aí o favorito só teve o trabalho de administrar o resultado para marcar novo 6/3.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.