Espanhol pode cruzar com o velho rival Roger Federer caso o suíço passe pelo sueco Robin Soderling

Nadal precisou se esforçar tão pouco em quadra para vencer o jogo que acertou apenas um ace no primeiro set, o mesmo de Llodra - que ainda cometeu uma dupla falta. O espanhol aplicou, ainda, duas quebras de serviço na parcial e não sofreu nenhuma. Teve, ainda, 13 de 16 acertos em seu serviço, e quatro de cinco em devoluções, fechando rapidamente o primeiro set.
Na segunda parcial, o francês esboçou complicar as coisas para o espanhol, confirmando os seus pontos logo de início e, com o número 1 do mundo impecável, o placar do jogo ficou em 2 a 2. A partir dali, no entanto, Nadal acordou e, com duas quebras, não perdeu mais games até o final do jogo, voltando a repetir o marcador da primeira parcial.
Quem passar à final, enfrenta na decisão o vencedor da chave oposta, que já tem na semifinal o brasileiro Thomaz Bellucci. Ele passou pelas quartas de final ao vencer o top 10 Tomas Berdych por 2 sets a 0 , e espera o vencedor do confronto entre o segundo melhor do mundo, Novak Djokovic, e o sexto, David Ferrer.