Publicidade
Publicidade - Super banner
Tênis
enhanced by Google
 

Monfils atropela Tipsarevic e põe França na frente na final da Davis

Francês não encontrou nenhuma resistência do sérvio para fazer 1 a 0 na decisão. Ainda nesta sexta, Djokovic tenta a igualar o placar diante de Simon

iG São Paulo |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=esporte%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237854523908&_c_=MiGComponente_C

Mesmo jogando fora de casa, Gael Monfils não tomou conhecimento do sérvio Janko Tipsarevic e colocou a França em vantagem da decisão da Copa Davis 2010. O francês, 12º colocado no ranking da ATP, ignorou a pressão da torcida, que lotou a Arena Belgrado, e passou fácil pelo anfitrião, 49º, por 3 sets a 0, parciais de 6/1, 7/6 (7-4) e 6/0, em duas horas e cinco minutos de partida. Ainda nesta sexta-feira, o sérvio Novak Djokovic, número 3 do mundo, enfrenta o francês Gilles Simon, 42º.

O primeiro set foi um verdadeiro passeio de Monfils. Diante da pressão da torcida local, Tipsarevic se mostrou muito nervoso e cedeu três quebras de saque ao adversário. Já o segundo foi de extremo equilíbrio, decidida somente no tie-break. Desestabilizado com a desvantagem, o sérvio voltou a ser presa fácil do francês na terceira parcial, quando levou um 'pneu'.

AFP
Monfils vibra ao aplicar 'pneu' no terceiro set e fechar duelo contra Tipsarevic

Este foi o quinto duelo em competições de alto nível e espécie de tira-teima entre os tenistas. Nos quatro jogos anteriores, duas vitórias para cada. No último dele, na segunda rodada do Aberto dos Estados Unidos desta temporada, vitória de Monfils por 3 sets a 1.

A França busca seu 10º título na Copa Davis, o que isolaria o país como terceiro maior vencedor da história do torneio atrás de Estados Unidos, com 32 troféus, e Austrália, 28. Debutante em finais, a Sérvia tenta sua primeira conquista.

O jogo
Se os franceses disseram ao longo da semana que o fato da Sérvia disputar sua primeira final em casa poderia ser favorável a eles, Gael Monfils tratou de confirmar a previsão logo no primeiro set. O francês simplesmente não tomou conhecimento do anfitrião Janko Tipsarevic.

Muito nervoso, o sérvio começou a partida cometendo duas duplas-faltas e teve seu serviço quebrado logo no primeiro game. As quebras se repetiram no quinto e sétimo games, dando a Monfils, que confirmou todos seus saques, uma vitória tranquila por 6/1.

Getty Images
Com seis quebras, francês não se intimidou com forte pressão da torcida sérvia

Passada a tensão inicial, o segundo set foi extremamente equilibrado. Tipsarevic entrou no jogo e não teve dificuldades para confirmar seu saque. Foi a vez de Monfils sentir a pressão da torcida sérvia, mas, ainda assim, ele cumpriu seu papel quando tinha o serviço. A parcial só foi definida no tie-break.

Logo no primeiro ponto do desempate, ace para Monfils. O ponto, no entanto, só foi conseguido após desafio, pois o árbitro havia acusado bola fora. O lance desestabilizou Tipsarevic, que cometeu erro não-forçado no ponto seguinte, dando uma quebra de vantagem ao rival.

Mas quando o francês tinha a vantagem para definir o set, falhou. Quando sacava e o placar marcava 3 a 1 a seu favor, Monfils construiu bem o ponto e jogou o sérvio para o canto da quadra, mas errou na hora de decidir o lance. Tipsarevic reagiu e virou para 4 a 3. Porém foi só para o anfitrão. Monfils engatou boa sequência de pontos e fechou a parcial em 7 a 4.

A derrota no tie-break desestabilizou o tenista sérvio. Tipsarevic não conseguiu confirmar nenhum de seus serviços no terceiro set, enquanto o francês foi soberano quando sacava. Para finalizar a partida, um surpreendente 6/0.

Leia tudo sobre: tênis - copa davis

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG