Publicidade
Publicidade - Super banner
Tênis
enhanced by Google
 

Mito australiano dá nome a arena central de Melbourne

Considerado uma lenda-viva, Rod Laver conquistou 42 títulos em sua carreira e foi o primeiro a fechar o Grand Slam na Era Aberta

Pedro Taveira, iG São Paulo |

O melhor tenista da história da Austrália e um dos maiores de todos os tempos dá nome à arena onde será disputado o primeiro Grand Slam da temporada. Aos 72 anos, Rodney George Laver é considerado uma lenda-viva em seu país.

Dono de 183 títulos, 42 como profissional, Rod Laver foi o primeiro Grand Slam, nome dado àqueles que vencem os quatro principais torneios do tênis (há ainda Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos), da Era Aberta, e o único a ter fechado também no amadorismo. Em seu auge, ele ajudou a Austrália a conquistar cinco Copas Davis (1959, 1960, 1961, 1962 e 1973). O país tem ainda outros 23 títulos.

Com retrospecto de 413 vitórias e 107 derrotas, o australiano se tornou, graças à profissionalização do esporte, o primeiro milionário do tênis mundial. Faltou somente um detalhe para sua brilhante carreira, encerrada em 1979: chegar à liderança do ranking na Era Aberta – o máximo que conseguiu foi o terceiro lugar. No amadorismo, porém, foi dominante entre 1964 e 1970.

Laver foi inserido no hall da fama do tênis internacional em 1981, e no australiano em 1993. Em 1998, quase faleceu ao sofrer um derrame. Viveu o suficiente (e segue vivendo) para ver, dois anos depois, a quadra central do tradicional Grand Slam australiano, então nomeada Melbourne Park, passar a ser chamada de Arena Rod Laver em sua homenagem.

Getty Images
Rod Laver empresta seu nome para a quadra principal do Aberto da Austrália

Leia tudo sobre: Aberto da AustráliatênisRod Laver

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG