Espanhola alcançou quinto título de simples e garantiu vitória em quadra rápida ao país após cinco anos

Maria José Martinez Sanchez venceu a cazaque Galina Voskoboeva na final do Torneio de Seoul, disputada na manhã deste domingo, na capital sul-coreana. Além de conquistar o primeiro título de sua carreira fora do saibro, a tenista de 29 anos quebrou um jejum de cinco anos sem triunfos de espanholas no piso rápido.

O confronto, com três quebras de saque para cada lado, teve mais de duas horas de duração. Diante do equilíbrio, Martinez Sanchez, cabeça de chave número 6 do campeonato, teve mais frieza nos tie-breaks e ganhou por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7-0) e 7/6 (7-2).

Campeã em Camberra-2006, Anabel Medina Garrigues foi a última espanhola a triunfar no piso rápido. "Não consigo dizer o quão feliz estou por ganhar meu primeiro título em quadra dura. Rafael Nadal, Feliciano López, Nicolas Almagro e Fernando Verdasco são a geração dourada do tênis espanhol, mas as mulheres também estão trabalhando duro", declarou.

Ex-top 5 do ranking de duplas, Martinez Sanchez, 29 anos e 36ª do mundo, comemora o quinto título de sua carreira em simples. Antes, triunfou em Bad Gastein-2011, Roma-2010, Bogotá-2009 e Bastad-2009, sempre no saibro. Já Voskoboeva, 26 anos e 82ª da WTA, disputou uma final pela primeira vez.

Além de ganhar seu primeiro título fora do saibro e quebrar o jejum de espanholas no piso rápido, Maria José Martinez Sanchez igualou o retrospecto no confronto direto contra Galina Voskoboeva, já que a russa naturalizada cazaque venceu o único confronto anterior, nas oitavas de final de Atenas-2008.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.