Ídolo brasileiro disputará partida de exibição contra o também ex-número um do mundo Carlos Moyá

Maior tenista da história do país, Gustavo Kuerten, o Guga, lançou na manhã desta segunda-feira a Semana Guga Kuerten, para as novas gerações de tenistas do Brasil, de 6 a 16 de outubro em Florianópolis-SC. O evento contará com competições e partida de exibição entre o próprio brasileiro e o também ex-número um do mundo Carlos Moyá, da Espanha.

A novidade para a edição deste ano é o fato da Copa Guga Kuerten valer pontos para o ranking Junior da ITF (Federação Internacional de Tênis), na categoria 18 anos. Entre 14 e 16 anos, a competição vale pelo Circuito COSAT. Já entre os 12, também contará na classificação da entidade internacional. Outro destaque é o inédito Torneio de Cadeirantes, que tem como meta, além das competições, integrar e ensinar mais sobre o esporte para deficientes.

"O que eu quero é oferecer condições para que as crianças tenham mais oportunidades no tênis. Promover um torneio profissional de tenistas cadeirantes durante a semana vai servir como um exemplo magnífico para todos os juvenis. É esse o objetivo do nosso evento: disseminar valores reais", declarou o tricampeão de Roland Garros na apresentação oficial da SGK.O ex-número um do mundo também lembrou a história para explicar sua iniciativa. "A Semana Guga Kuerten foi a primeira atividade concreta que tivemos no tênis depois da minha despedida no circuito profissional. Eu preciso de desafios como esse porque o tênis ainda pulsa e é muito forte em mim. Eu preciso fazer atividades que me relacionem com esse esporte, tanto que, depois de dois anos de Semana Guga Kuerten, já identificamos jogadores que vão fazer parte da equipe de alto rendimento do Projeto Olímpico Rio Tênis 2016", completou.

Outra estratégia de Guga para despertar a paixão por este esporte nos jovens brasileiros é trazer o jogo contra Moyá para perto dos jovens. "Ele é fantástico tanto como atleta quanto como pessoa. Acho que a participação dele está alinhada com o conceito da própria Semana Guga Kuerten", disse.

Para concluir, Guga frisou que não encara o jogo com o espanhol como uma revanche de seu ex-rival, que foi superado no Torneio de Mallorca, sua terra natal, em 1998. "Só espero que ele não queira me derrotar em casa, para vingar a minha vitória em Mallorca. Já estou treinando e posso adiantar que estou preparando algumas surpresas especialmente para o Moya", brincou o catarinense.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.