Tamanho do texto

Tenista suíço aproveita o apoio da torcida local e assegura presença nas quartas de final

selo

O tenista suíço Roger Federer chegou a levar um susto com a derrota no segundo set, mas conseguiu confirmar o favoritismo e venceu o finlandês Jarkko Nieminen por 2 a 1, com parciais de 6/1, 4/6 e 6/3. Com a vitória desta quarta-feira, o número 4 do mundo já garantiu sua presença nas quartas de final do Torneio da Basileia, na Suíça.

Jogando com o apoio da torcida, em busca de seu quinto título na Basileia (venceu também em 2006, 2007, 2008 e 2010), Federer parecia que iria ter uma vitória tranquila nesta quarta-feira, principalmente depois de fazer 6/1 no primeiro set. Mas Nieminen, algoz do brasileiro Thomaz Bellucci na estreia do torneio, venceu o segundo.

Leia mais: Murray desiste do torneio da Basileia

Federer, no entanto, retomou o controle do jogo rapidamente e venceu o terceiro set, fechando em 2 a 1, após 1 hora e 35 minutos de confronto com Nieminen, que ocupa atualmente apenas a 75ª colocação no ranking mundial. Assim, o suíço garantiu a vaga nas quartas de final do torneio, mas seu adversário será definido apenas nesta quinta-feira.

Veja ainda: Federer minimiza queda no ranking da ATP

Outro que já garantiu vaga nas quartas de final na Basileia, torneio que distribui 1,8 milhão de euros em prêmios, foi o cipriota Marcos Baghdatis. Também nesta quarta-feira, ele derrotou o suíço Michael Lammer por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7/2), 6/7 (2/7) e 6/3. Seu próximo adversário, no entanto, será conhecido apenas nesta quinta.

Substituto do escocês Andy Murray, que desistiu do torneio nesta quarta-feira, poucas horas antes da estreia, por causa de lesão, o suíço Marco Chiudinelli já foi eliminado. Ele perdeu para Robin Haase por 6/2 e 7/6 (9/7). Assim, o tenista da Holanda avançou para a segunda rodada, quando enfrentará o também suíço Stanislas Wawrinka.