Publicidade
Publicidade - Super banner
Tênis
enhanced by Google
 

Em ano turbulento, Bellucci faz história e se aproxima de Guga

Temporada foi marcada por polêmica troca de técnico e por inesperada derrota diante da Índia na Copa Davis

Gazeta |

Campeão do ATP 250 de Santiago, o brasileiro Thomaz Bellucci classifica o ano de 2010 como o melhor de sua carreira. No entanto, a temporada em que o jovem diminuiu a distância que o separa do ídolo Gustavo Kuerten foi turbulenta, marcada por uma troca de técnico de forma polêmica e por uma inesperada derrota diante da Índia na Copa Davis.

O ano começou bem para o tenista brasileiro. Depois de cair na segunda rodada do Aberto da Austrália diante do norte-americano Andy Roddick, então número 7 do mundo, Bellucci venceu o ATP 250 de Santiago no mês de fevereiro. No maior triunfo da carreira, ele despachou o local Fernando González, tetracampeão no Chile e na época 11º do ranking, na semifinal. Na decisão, bateu o argentino Juan Monaco.

Cansado, Bellucci parou nas quartas de final do ATP 250 da Costa do Sauípe diante do compatriota Ricardo Mello. Nos Masters 1000 de Roma e Miami, ele alcançou as oitavas, seu melhor desempenho em torneios do nivel. No começo de maio, o tenista venceu com facilidade os uruguaios Martin Cuevas e Marcel Felder no confronto que colocou o Brasil no playoff do Grupo Mundial pelo quinto ano consecutivo.

Em Roland Garros, Bellucci estabeleceu seu recorde no Grand Slam ao parar nas oitavas de final diante do espanhol Rafael Nadal, então número 2 do mundo. Em Wimbledon, o brasileiro foi elimiando pelo sueco Robin Soderling, na época o sexto da lista, na terceira rodada. A primeira decepção do ano veio na defesa do titulo do ATP 250 de Gstaad com uma queda na estreia contra o local Marco Chiudinelli, 63º do ranking.

Com a boa campanha no primeiro semestre do ano, Bellucci figurou na 21ª colocação do ranking mundial divulgado pela ATP no dia 26 de julho. Com o feito, o jovem de 22 anos superou nomes como Fernando Meligeni e Thomaz Koch. O único brasileiro que já entrou no top 20 foi foi Gustavo Kuerten, número 1 do mundo por 43 semanas no inicio dos anos 2000 e tricampeão de Roland Garros.

No segundo semestre de 2010, no entanto, Bellucci caiu de rendimento. Nos oito torneios da ATP disputados desde agosto, todos em piso duro, ele não conseguiu passar da segunda rodada e perdeu metade na estreia. No Aberto dos Estados Unidos, parou na segunda rodada contra o sul-africano Kevin Anderson, 77º do mundo. Para completar, abandonou na Copa Davis diante de Somdev Devvarman, 113º da lista, e o time nacional foi derrotado pela Índia.

Em outubro, Bellucci voltou ao Brasil para disputar a etapa paulistana da Copa Petrobras. Na véspera do challenger, ele criticou intensamente o trabalho dos treinadores nacionais. Dois dias depois, dispensou os serviços de João Zwetsch, atual capitão na Copa Davis, que o acompanhava desde o final de 2008. Larri Passos, ex-técnico de Guga e poupado pelo tenista em suas críticas, passou a treiná-lo no começo de dezembro.

Ao lado do novo técnico, Bellucci projeta o futuro. "Espero que 2011 seja uma temporada melhor do que foi em 2010, que foi um ano especial para mim, foi a minha melhor temporada. No trabalho com o Larri, um cara experiente e que vai me passar coisas legais, vou tentar aprender ao máximo para melhorar os resultados ano que vem", afirmou.Desde 2008, Bellucci disputou nove partidas contra membros do top 10. Diante de adversários deste nível, o máximo que conseguiu foi ganhar um set no tie-break do francês Gael Monfils, então 10º do ranking mundial, nas oitavas de final do ATP 500 de Acapulco-2009. Ex-técnico de Guga, Larri Passos já mira a quebra do tabu em 2011.

"Estou buscando uma energia forte na cabeça dele o tempo inteiro. Estou conversando com ele a 'linguagem tenística': o que o top 10 faz, o que ele vai fazer, o que esses caras fazem, no que eles são diferenciados. Eu lutei muito para colocar o número 1 do mundo e, se depender de mim e da energia dele, a gente vai enfrentar para tentar passar por cima deles", avisou Larri.

Leia tudo sobre: bellucciretrospectivage.net

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG