Tamanho do texto

Sérvio sofreu, mas triunfou sobre o algoz de Federer e segue em busca de seu primeiro título do Grand Slam inglês

Após longos reinados de Roger Federer e Rafael Nadal , o mundo do tênis tem um novo líder. Depois de vencer o francês Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 1 na semifinal de Wimbledon (parciais de 7/5 [7-4], 6/2, 6/7 [9-11] e 6/3), o sérvio Novak Djokovic tornou-se nesta sexta-feira o número um da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). Ele é o primeiro tenista da nacionalidade a alcançar o feito, e o 25º líder diferente da era aberta do tênis. O novo ranking será divulgado na segunda-feira.

Em entrevista depois do jogo, o tenista sérvio disse que está vivendo um sonho .

FOTOS: Relembre todos os tenistas que já foram líderes do ranking da ATP

Após passar pelo algoz de Federer em 2h59min de jogo, o adversário de "Djoko" na final do Grand Slam inglês será o espanhol Rafael Nadal , que também nesta sexta-feira derrotou Andy Murray , que conta com o apoio da torcida à beira da quadra de grama do All England Club, em Londres. Bicampeão do Aberto da Austrália, o sérvio nunca foi campeão em Wimbledon - também não havia chegado à final em nenhuma oportunidade.

A conquista do topo mundial coroa um ano praticamente perfeito de Novak Djokovic, que só perdeu um jogo em 2011 (para Federer, na semifinal de Roland Garros) e venceu ao todo 47 com o desta sexta-feira. Na atual temporada, ele já faturou os títulos do ATP 500 de Dubai, o 250 de Belgrado, os Masters 1000 de Indian Wells, Miami, Madrid e Roma e o Aberto da Austrália.

TEMPO REAL: Siga o placar do jogo entre Rafael Nadal e Andy Murray

Agora, os próximos objetivos são a Copa Davis, já na primeira semana de julho, e a taça do Aberto dos Estados Unidos (que já escapou nas finais de 2007 e 2010), marcado para o final de agosto, na volta do tênis às quadras rápidas após passagens pelo saibro e pela grama.

Quem foi ao All England Club nesta sexta teve a honra de ver Novak Djkovic tornando-se nº 1 do mundo
Getty Images
Quem foi ao All England Club nesta sexta teve a honra de ver Novak Djkovic tornando-se nº 1 do mundo

O jogo
No primeiro set, Jo-Wilfried Tsonga quebrou o saque do adversário logo no início, abrindo 2 a 0. Djokovic, porém, reagiu e devolveu a quebra no 10º game, marcando 5 a 5. O sérvio passou à frente com 6/5 em seguida, mas Tsonga empatou e levou o jogo para o tie break . No desempate, "Djoko" aproveitou os erros do francês, que mandou várias na rede, para vencer por 7-4 e fechar a primeira parcial.

Novak Djokovic começou o segundo set com tudo e quebrou o saque de Tsonga já no primeiro game , abrindo 2 a 0 logo depois. Dominando completamente o adversário, o sérvio seguiu atropelando, chegando a abrir 5 a 1. O francês chegou até a diminuir para 5 a 2, mas o novo número um do mundo fechou em 6 a 2, levando a melhor também o segundo set.

Tsonga lutou muito e
EFE
Tsonga lutou muito e "comeu grama", mas não foi páreo para o quase imbatível Novak Djokovic

Na terceira parcial, Djokovic continuou jogando com a confiança que adquiriu após levar o primeiro set no tie break . No entanto, o adversário dava mostras de que iria vender caro a derrota. Com uma reação espetacular no fim da parcial, o francês levou o jogo para o tie break . No desempate, Tsonga demonstrou a mesma garra que o fez virar o duelo "perdido" contra Roger Federer, salvou match point e venceu por 11-9, diminuindo para 2 sets a 1.

A perda do terceiro set, porém, não abalou o novo líder da ATP. Djokovic se impôs desde o início, quebrou o saque de Tsonga no segundo game e abriu 3 a 0. Daí em diante, apenas controlou a fera francesa. No nono game , debaixo de muitos aplausos da multidão, o sérvio fechou o jogo em 6/3, garantindo vaga na final de Wimbledon. Na comemoração, ganhou um abraço de Tsonga e beijou a "grama sagrada" de Wimbledon. Uma vitória difícil, mas com cara de número um do mundo.

Djokovic extravasa após vencer o valente Tsonga em uma batalha de quase três horas de duração
Getty Images
Djokovic extravasa após vencer o valente Tsonga em uma batalha de quase três horas de duração

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.