Com 2 sets a 0, em parciais de 6/0 e 6/3, russa não deu chances para a rival e chegou pela segunda vez à semi de Roland Garros

Arrasadora. Espetacular. Humilhante. Com 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/3 em uma hora e 30 minutos, Maria Sharapova esmagou a alemã Andrea Petkovic e garantiu um lugar nas semifinais do Aberto de Roland Garros pela segunda vez na carreira. Sua próxima rival será a chinesa Na Li.

Foi com surpreendente facilidade que Sharapova lidou com este confronto. Número 8 do ranking da WTA, a russa foi agressiva com Petkovic desde o primeiro game da partida. Acuada, a alemã perdeu os primeiros sete games do duelo. Até esboçou uma reação no segundo set, mas pouco pôde fazer para evitar a derrota.

Esta foi a terceira vitória de Sharapova em quatro jogos contra Petkovic – já havia triunfado em Cincinatti no ano passado e em Miami nesta temporada. Mas a russa nunca havia tido tanta tranquilidade para despachar a atual 12ª do mundo.

Ao alcançar a fase semifinal, Sharapova iguala sua melhor campanha no Grand Slam francês. Em 2007, a russa foi derrotada pela sérvia Ivanovic, que foi vice-campeã. Mesmo com a eliminação nas quartas de final, a edição atual já foi a melhor da carreira de Petkovic.

O jogo
Sharapova começou a partida simplesmente arrasadora. Pressionando desde o início, a russa encontrou uma Petkovic desconcentrada (foram 11 erros não-forçados em três games) e logo conseguiu duas quebras, abrindo 3/0.

Quando a alemã tentou entrar no jogo, já era tarde. Com poderosos winners de devolução no saque rival, Sharapova conseguiu nova quebra no quinto game. Bastou à russa confirmar seu último serviço para finalizar o set com um “pneu”.

A segunda parcial começou como terminou a anterior: Sharapova no ataque e Petkovic mal. Após game de 15 minutos, a russa conseguiu quebrar logo o primeiro saque da alemã neste set. Ao converter seu serviço na sequência, abriu 2/0.

Andrea Petkovic demorou para entrar no jogo e pagou por isso: 2 sets a 0 para Maria Sharapova
AP
Andrea Petkovic demorou para entrar no jogo e pagou por isso: 2 sets a 0 para Maria Sharapova
Petkovic precisou apenas confirmar um saque para começar a jogar de fato. Depois de reduzir sua desvantagem para 2/1, a alemã derrubou o serviço de Sharapova e empatou o set.

Iniciou-se, então, um festival de quebras. A reação de Petkovic parou quando Sharapova voltou a derrubar o saque da alemã, que devolveu a quebra no game seguinte e marcou 3/3. Mas a russa obteve outra quebra na sequência e se colocou novamente em vantagem no duelo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.