Publicidade
Publicidade - Super banner
Tênis
enhanced by Google
 

Bellucci vence "kamikaze" e vai à segunda rodada em Roland Garros

Cazaque Andrey Golubev erra demais e facilita trabalho do brasileiro em sua estreia no Grand Slam: 3 sets a 1, com 6/4, 6/4, 6/7 e 7/6

Pedro Taveira, iG São Paulo |

Começou bem a caminhada de Thomaz Bellucci no Aberto de Roland Garros. O brasileiro superou o cazaque Andrey Golubev por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/4, 6/7 (4-7) e 7/6 (7-5), em três horas e 17 minutos, e garantiu sua vaga na segunda rodada do tradicional Grand Slam francês. Na próxima fase, o número 25 do mundo terá pela frente o italiano Andreas Seppi.

AFP
Thomaz Bellucci viu Andrey Golubev cometer 59 erros não-forçados ao longo da partida
A partida foi marcada pela agressividade de Golubev, 44º colocado no ranking da ATP, em contraste à tranquilidade de Bellucci. Se a estratégia ajudou o cazaque a conseguir 47 winners no confronto, o fez cometer 59 erros não-forçados. Com números mais modestos (26 e 28 para cada quesito, respectivamente), coube ao brasileiro apenas controlar o ritmo do duelo e aproveitar as oportunidades certas para vencer.

Esta foi a primeira partida entre Bellucci e Golubev em torneios de nível ATP. Ambos já haviam se enfrentado na primeira rodada do qualifying do Masters 1000 de Roma em 2009, com triunfo brasileiro. Já contra Seppi, Bellucci está em desvantagem. O italiano venceu o único duelo entre ambos, no ATP 500 de Hamburgo do ano passado.

O jogo
Bellucci começou a partida com a tranquilidade que se espera de um favorito. Coube a Golubev a missão de forçar bolas e tentar se impôr. No primeiro set, não deu. Isso porque, apesar de 16 aplicar 16 winners (contra seis do brasileiro), o cazaque cometeu 13 erros não-forçados.

Nem a quebra de saque de Golubev foi suficiente, pois o cazaque teve seu serviço derrubado duas vezes por Bellucci. Final de parcial com 6/4 para o brasileiro.

A história se manteve no set seguinte. Golubev atacando bastante e errando na mesma proporção. Ele voltou a cometer 13 erros não-forçados, com a diferença que não conseguiu tantas bolas vencedoras. Bellucci precisou de apenas uma quebra para se colocar em vantagem e fechar essa parcial em novo 6/4.

O estilo kamikaze de Golubev se manteve no terceiro set. Foram mais 16 erros não-forçados para a conta, mas, ao contrário da parcial anterior, ele voltou a conquistar winners. Com 19 golpes sem devolução, o cazaque jogou de igual para igual. Bellucci não conseguiu impor seu saque para cima do rival e, com uma quebra para cada lado, o duelo foi para o tie break, no qual Golubev levou a melhor.

O equilíbrio se manteve no quarto e último set. Bellucci seguia com dificuldades diante do saque de Golubev. O brasileiro chegou a ter três break points, mas não aproveitou nenhum. Já o cazaque seguiu abusando dos erros e não chegou a ameaçar o serviço do favorito. Em novo tie break, Bellucci levou a melhor e finalizou o confronto.

Leia tudo sobre: roland garrosatpthomaz bellucci

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG