Posição do brasileiro, atual 29º do ranking, caiu em relação ao ano passado, quando entrou no Grand Slam britânico como 24º favorito

Thomaz Bellucci, 29º colocado no ranking da ATP, será o cabeça de chave número 30 do Aberto de Wimbledon. A competição começa na semana que vem. A posição do brasileiro caiu em relação ao ano passado, quando entrou no Grand Slam britânico como 24º favorito.

O canhoto defende pontos da terceira rodada em Londres, pois venceu o compatriota Ricardo Mello e o austríaco Martin Fischer antes de perder do sueco Robin Soderling na edição do ano passado. Em 2009, ganhou apenas um jogo.

O espanhol Rafael Nadal, líder do ranking mundial, é também o primeiro cabeça de chave, seguido pelo sérvio Novak Djokovic. O suíço Roger Federer caiu de principal favorito em 2010 para terceiro neste ano.

O sistema que define os cabeças de chave masculinos leva em conta os pontos do ranking da ATP que o jogador tem atualmente, os conquistados em torneios de grama ano passado e mais 75% dos pontos do mesmo piso da temporada retrasada.

Entre as mulheres, o chaveamento é decidido por um comitê. A dinamarquesa Caroline Wozniacki é a mais cotada, seguida pela belga Kim Clijsters, a russa Vera Zvonareva e a chinesa Na Li. A atual campeã Serena Williams voltou às quadras na última terça feira, no WTA de Eastbourne, após 11 meses de inatividade por lesão. Ela será a oitava favorita e sua irmã Venus a 24ª.

"Isso reflete o balanço entre o histórico delas e a falta de competitividade nos últimos 12 meses", explicou um porta-voz de Wimbledon. Com esse chaveamento, Serena só enfrenta as tenistas mais bem ranqueadas nas quartas de final.

Nas duplas, os irmãos Bob e Mike Bryan estão em primeiro lugar nas apostas, enquanto os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares aparecem em 13º.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.