Brasileiro venceu o primeiro set contra o invicto sérvio na semifinal do Masters, mas levou a virada

O brasileiro Thomaz Bellucci esteve perto do maior feito de sua carreira, neste sábado, pela semifinal do Masters 1000 de Madri. O tenista tinha o jogo contra o "imbatível" sérvio Novak Djokovic na mão, mas vacilou e foi derrotado. De qualquer forma, Bellucci sofreu uma derrota que pode chamar de sua.

Bellucci chegou a vencer o primeiro set da partida contra o tenista sérvio Novak Djokovic, número 2 do mundo e invicto no ano. Porém, cedeu à força do adversário no restante do jogo e foi derrotado por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 6/1.

O bom desempenho de Bellucci empolgou Gustavo Kuerten. O ex-tenista, tricampeão de Roland Garros, acompanhou o jogo e fez comentários via Twitter .

Djokovic, que já soma 33 jogos sem perder (31 este ano), faz neste domingo a final do Masters de Madri contra o espanhol Rafael Nadal, que derrotou o suíço Roger Federer na outra semifinal .

O brasileiro Thomaz Bellucci fez bonito no primeiro set, mas não manteve a regularidade e foi derrotado
AFP
O brasileiro Thomaz Bellucci fez bonito no primeiro set, mas não manteve a regularidade e foi derrotado

Seja como for, Thomaz Bellucci deixou sua marca no Masters espanhol e pode ter começado a pavimentar o caminho que o levará às melhores colocações do ranking. Na campanha que o levou até a semifinal (que, além dele, contou com os três melhores tenistas da atualidade), o brasileiro derrotou o britânico Andy Murray e o tcheco Thomas Berdych, dois "top 10" do circuito.

A campanha de Bellucci surpreende de tal maneira, que até mesmo o site da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) destacou o brasileiro como sendo um “demolidor de gigantes”.

Atual número 36 do mundo, o melhor tenista brasileiro da atualidade tem como melhor posição no ranking da ATP o 21º posto. Com seu desempenho em Miami, deve aparecer como 22º melhor do mundo na edição a ser divulgada nesta segunda-feira.

Bellucci teve chances de ampliar a vantagem no segundo set e fechar a partida, mas cedeu ao sérvio
Reuters
Bellucci teve chances de ampliar a vantagem no segundo set e fechar a partida, mas cedeu ao sérvio

O jogo
Demonstrando uma força mental atípica até então em sua carreira, Bellucci foi consistente nas trocas de bola no fundo de quadra e ainda conseguiu se virar bem junto à rede, com bolas curtas, voleios e smashes. Com isso, fechou o primeiro set sem grandes sustos, por 6/4.

O brasileiro começou bem o segundo set, mas aos poucos seu jogo foi perdendo a intensidade. Foi a deixa para Djokovic entender o recado e crescer na partida, explorando os erros do adversário e conseguindo quebras de serviço. Resultado, o sérvio devolveu o 6/4.

No set final, Bellucci evidenciava cansaço e começou a se queixar de dores na coxa esquerda. Ele chegou a ser atendido pelos médicos e enfaixou o local. Já voando na quadra de saibro, Djokovic não tomou conhecimento e fechou em 6/1.

A boa campanha de Thomaz Bellucci pode despertar alguns interesses de última hora
Milton Trajano
A boa campanha de Thomaz Bellucci pode despertar alguns interesses de última hora

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.