Brasileiro precisa de apenas uma hora e meia para fazer 3 sets a 0, com 6/1, 6/2 e 6/4, em Andreas Seppi e vai à terceira rodada

Getty Images
Seppi derrotou Bellucci em Hamburgo no ano passado, mas foi presa fácil em Roland Garros
Foi exatamente como deve ser quando um favorito encara um rival de menor expressão: um passeio. Nesta quarta-feira, Thomaz Bellucci não tomou conhecimento do italiano Andreas Seppi e garantiu seu lugar na terceira fase do Aberto de Roland Garros: vitória por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 6/2 e 6/4, conquistada em apenas uma hora e 30 minutos.

O próximo adversário do tenista brasileiro será o francês Richard Gasquet, 16º do mundo, que venceu o  espanhol Marcel Granollers, 47º, por 3 a 1 (4/6, 6/3, 6/2 e 6/4) - o jogo será na sexta-feira (27 de maio). O pupilo de Larri Passos está a um triunfo de igualar sua melhor campanha no tradicional Grand Slam francês – em 2010, perdeu nas oitavas de final para Rafael Nadal.

Número 25 do ranking da ATP, Bellucci mostrou agressividade quando necessário e calma para definir os pontos diante de um Seppi que se viu encurralado desde o primeiro minuto em quadra. Nos dois sets iniciais, o italiano não teve chances. No derradeiro, as coisas complicaram um pouco, o jogo equilibrou, mas nada que atrapalhasse o caminho do brasileiro.

Esta é a primeira vitória de Bellucci sobre Seppi. Ambos já haviam se enfrentado nas quartas de final do ATP 500 de Hamburgo no ano passado, quando o italiano, atual 51º colocado na lista da ATP, levou a melhor por 2 sets a 1.

O jogo
O primeiro set foi simplesmente arrasador. Jogando com muita firmeza, Bellucci foi para cima de Seppi e não deu chances ao italiano. Foram três aces, 92% de aproveitamento dos pontos conquistados após seu primeiro serviço e oito winners. Acuado, o rival teve seus dois primeiros saques quebrados e, após apenas 20 minutos, o brasileiro venceu por 6/1.

Thomaz Bellucci controlou o ritmo da partida e não deu chances para Andreas Seppi nesta quarta-feira
AFP
Thomaz Bellucci controlou o ritmo da partida e não deu chances para Andreas Seppi nesta quarta-feira
Seppi reagiu na segunda parcial, mas não foi o suficiente para jogar de igual para igual com Bellucci. O italiano seguiu errando bastante e venceu apenas três pontos disputados após saque do brasileiro, que, por sua vez, forçou bastante e conseguiu mais três aces. Novamente com duas quebras, uma no terceiro e outra no sétimo game, o número 25 do mundo se colocou em vantagem para marcar 6/2.

O terceiro set foi mais equilibrado. Seppi continuava com problemas frente ao saque do brasileiro, mas chegou a ter dois break points logo no início da parcial. O brasileiro se defendeu bem e partiu para o ataque – anotou 19 winners e quatro aces, enquanto o italiano cometeu 14 erros não-forçados.

A resistência de Seppi baixou no sétimo game. Bellucci voltou a pressionar e conseguiu aproveitar seu único break point. Em vantagem, o brasileiro confirmou seu serviço com facilidade, abriu 5/3 e só teve o trabalho de administrar a situação para fazer 6/4 e fechar a partida em 3 sets a 0.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.