Semifinalista no Masters 1000 espanhol, onde derrotou dois "top 10", brasileiro perdeu para número 148 do mundo por 2 a 0 na Itália

Thomaz Bellucci chegou à semifinal em Madri, mas perdeu logo na primeira rodada em Roma
AP
Thomaz Bellucci chegou à semifinal em Madri, mas perdeu logo na primeira rodada em Roma
Depois de uma semana praticamente perfeita, o inacreditável aconteceu para Thomaz Bellucci. O brasileiro foi derrotado por Paolo Lorenzi, número 148 do ranking mundial, na estreia do Masters 1000 de Roma. Vencedor por incontestáveis 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-5) e 6/3 em uma hora e 48 minutos, o italiano irá encarar Rafael Nadal na segunda rodada do torneio.

A eliminação vem justamente quando o tenista número 1 do Brasil vivia o melhor momento de sua carreira. Na última semana, ele derrotou dois “top 10” e só foi parado por Novak Djokovic na semifinal do Masters 1000 de Madri. Fruto desta campanha, Bellucci ganhou 14 posições no ranking e chegou ao 22º lugar na última segunda-feira.

Mas, diante de um adversário que havia disputado somente duas partidas de nível ATP em toda a temporada – Lorenzi passa a maior parte do ano em torneios Challenger –, em nenhum momento Bellucci conseguiu se impôr no confronto. Pelo contrário, depois de equilíbrio extremo no primeiro set, o brasileiro aparentou estar desconfortável com algo durante todo a segunda parcial.

Aos 29 anos, Paolo Lorenzi, que vestia "uniforme brasileiro", já havia passado por um rival de peso no outro Masters 1000 que disputou em 2011. Em Miami, o italiano superou o então 38º colocado do ranking Ivan Ljubicic na primeira rodada.

O jogo
O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio. Tanto Bellucci quanto Lorenzi começaram a partida sacando mal, mas confirmando seus serviços. O italiano tinha mais facilidade para fechar os games do que o brasileiro, e sua primeira quebra veio no sétimo game. Bellucci tentou responder na sequências, mas desperdiçou três break points.

A igualdade veio no décimo game. Bellucci derrubou o saque do adversário e deixou tudo igual. A situação assim permaneceu até o tie-break. O brasileiro começou mal e viu Lorenzi abrir 5-2. Depois de reagir e empatar a disputa, o 22º colocado no ranking da ATP voltou a errar e perdeu por 7-5, encerrando a parcial em 7/6.

A até então inesperada vitória no primeiro set pareceu empolgar Lorenzi. O italiano começou o segundo set de forma agressiva e, após confirmar seu primeiro serviço, quebrou o saque de Bellucci no game seguinte. Ele precisaria somente administrar a vantagem para fechar o jogo.

Mas, pior que isso, Lorenzi não deu chances a Bellucci. Visivelmente desconfortável, o brasileiro não foi páreo para o rival nesta parcial. O italiano chegou a abrir vantagem de 5/1 e sacou para finalizar o duelo, mas teve seu serviço quebrado.

A reação continuou no game seguinte. Bellucci diminuiu o placar para 5/3, mas parou por aí. Lorenzi não deu outra chance para o azar e, com triplo match point a seu favor, derrotou o brasileiro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.