Roger Federer é o campeão da edição 2017 do Aberto da Austrália. Na chamada "final dos sonhos", o suíço venceu Rafael Nadal por 3 sets a 2 (6/4, 3/6, 6/1, 3/6 e 6/3) em 3h37min de partida em Melbourne. É o quinto troféu de Federer no Grand Slam. 

Leia mais: Serena é campeã do Aberto da Austrália, quebra recordes e volta a ser a nº 1

Federer é pentacampeão no Aberto da Austrália
Reprodução/Twitter
Federer é pentacampeão no Aberto da Austrália


Com a conquista deste domingo no Aberto da Austrália , (29), Federer é o primeiro tenista da era moderna a vencer cinco vezes ou mais três torneio de Grand Slam. O atleta de 35 anos já é dono de sete troféus em Wimbledon e 5 no Aberto dos Estados Unidos, além de ter vencido uma vez o Roland Garros. Federer ainda volta ao top 10 da lista de melhores do mundo da ATP. 

Leia mais: Federer volta à final da Austrália depois de vencer Wawrinka

"Final dos sonhos"

undefined
Reprodução/Twitter

Federer chora com título no Aberto da Austrália

A partida deste domingo ganhou esse nome por marcar o reencontro de dois astros do tênis mundial depois de séries de lesões. Nadal luta para recuperar a boa forma e os títulos depois de sofrer com dores no punho. Federer machucou o joelho e também teve dificuldades na última temporada. 

Foi a segunda vez que eles duelaram na decisão do Grand Slam. Em 2009, a vitória havia sido do espanhol. E na disputa direta, Nadal ainda leva a vantagem: até hoje ele tinha 23 vitórias contra 11 do suíço. 

Agora Federer comemora mais um título e volta a vencer um torneio desta importância depois de cinco anos. No total são 18 Grand Slans conquistados

"Roger merecia um pouquinho mais do que eu", disse Nadal ainda na quadra depois da derrota. O pentacampeão retribiu a gentileza e elogiou o rival: "Continue jogando, Rafa, por favor. O tênis precisa de você. Continue fazendo tudo o que você faz". 

O jogo

Primeiro saque do jogo foi de Nadal. O jogo seguiu sem quebras até o game 7, quando Federer, se aproveitando de um erro não forçado de Nadal, marcou 4 a 3. Depois, segurou a vantagem e fechou o primeiro set em 6 a 4.

Rafael Nadal vibra com ponto na final do Grand Slam
Reprodução/Twitter
Rafael Nadal vibra com ponto na final do Grand Slam


Na segunda parcial, recuperação do tenista espanhol. Com um ace, Nadal confirmou o saque e saiu na frente e chegou a abrir 4 a 0 em games. Federer quebrou o saque do rival no game 5 e confirmou na sequência, chegando a 4 a 2. Mas Nadal levou a melhor e encerrou o segundo set em 6 a 3.

Nova virada no terceiro set, quando Federer abriu 3 a 0 no placar. Nadal só conseguiu vencer um game de serviço depois de uma troca de vantagem. Apesar da disputa, o suíço se manteve e liquidou a parcial em 6 a 1.

Leia mais: Aberto da Austrália aumenta premiação em R$12,3 milhões

Lance de Federer na final
Reprodução/Twitter
Lance de Federer na final

Nadal buscou o empate no quarto set. O espanhol começou no saque, confirmou o serviço e ainda abriu 4 a 1 em games. Federer voltou a vencer um game de serviço com um ace e chegou a 4 a 2. Entretanto, Nadal se manteve na frente, agressivo, e fechou em 6 a 3.

No último set, o tenista espanhol saiu na frente com uma quebra. Suíço devolveu a quebra, empatando a parcial em 3 a 3 e, em seguida, com saque fulminante, confirmou o serviço e virou em 4 a 3. Na sequência, com troca de vantagens no final do game, Federer acertou uma devolução e marcou 5 a 3. No último game, mais uma vez trocas de vantagens, pedidos de desafio e o suíço confirmou o saque e faturou o título do Aberto da Austrália. Depois de um golpe, Federer pediu o desafio. A bola realmente havia sido dentro e ele foi às lágrimas com mais uma troféu de Grand Slam.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!