Tenistas duelam nesta noite pelo título do Aberto dos EUA, último Grand Slam da temporada

Nadal e Djokovic se reencontram em uma final nesa segunda-feira, no Aberto dos EUA
Getty Images
Nadal e Djokovic se reencontram em uma final nesa segunda-feira, no Aberto dos EUA

Novak Djokovic, número um do mundo, encara Rafael Nadal, segundo na lista da ATP, na decisão do Aberto dos Estados Unidos, à partir de 18h (horário de Brasília). Se for levar em conta os números dos duelos entre os dois, a vantagem é para o espanhol, tanto na temporada quanto no histórico geral. 

Deixe seu recado e comente com outros leitores

A final do Grand Slam norte-americano será o quarto confronto do ano entre eles e, até agora, cada duelo reservou uma particularidade. No mais recente, Nadal venceu a semifinal do Masters 1000 do Canadá depois de acertar uma bolada no rosto do adversário. Relembre como foi:


Nadal ainda levou a melhor na semi de Roland Garros, com direito a 9/7 no quinto set. Entretanto, no único embate que valia título na temporada, melhor para Novak Djokovic, que foi campeão no Masters 1000 de Monte Carlo e ainda interrompeu uma sequência de oito títulos do rival. 

Leia também: Ida à final do US Open garante Novak Djokovic como número um do mundo

A decisão desta segunda-feira será a 17ª com espanhol e sérvio em quadra. Por enquanto, a conta está empatada, com oito títulos para cada lado. A primeira final foi em Indian Wells, em 2007, com vitória de Nadal. O espanhol só foi perder de novo em Indian Wells, na edição de 2011. Aí foi a vez de Djokovic emplacar uma série de vitórias. Foram sete títulos, até o Aberto da Austrália em 2012. E o que empatou a lista de finais foi o deste ano em Monte Carlo. 

E ainda: Serena Williams derrota Victoria Azarenka e conquista o US Open pela quinta vez

No US Open, Nadal venceu Djokovic na final de 2010. No ano seguinte, troco de Djkovic e mais uma série empatada. Ainda assim, o número dois do mundo vive um momento melhor. Além de não ter sido derrotado em quadra dura (piso do Grand Slam norte-americano) no ano, não teve nenhuma vez seu serviço quebrado no torneio em Nova York. Veja os dois em ação nos EUA: 


A vantagem segue do lado espanhol no histórico geral de duelos. Até hoje foram 21 vitórias de Nadal contra 15 de Djokovic. E no último Grand Slam da temporada, quem vence? dê o seu voto: 






    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.