Djokovic diz que Armstrong é uma vergonha para o esporte e merece sofrer

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Tenista sérvio, líder do ranking da ATP, fez duras críticas ao doping de Armstrong e mostrou estar decepcionado com o ciclismo

Getty Images
Djokovic fez duras críticas a Lance Armstrong

A confissão de Lance Armstrong sobre o seu doping no programa de Oprah Winfrey já ganhou repercussão no mundo do esporte. Novak Djokovic, líder do ranking da ATP, não poupou críticas do ex-ciclista e classificou o Armstrong como uma 'vergonha para o esporte'.

Opine sobre o escândalo de doping de Lance Armstrong!

"Acho que é uma vergonha para o esporte ter um atleta como este. Ele enganou o esporte. Ele enganou muitas pessoas ao redor do mundo com sua carreira, com sua história de vida. Essa não é a maneira de ter sucesso. Então, acho que ele deve sofrer por suas mentiras", comentou o tenista, que avançou às oitavas de final do Aberto da Austrália, nesta sexta.

Leia mais: Lance Armstrong admite doping e diz ter buscado a “história perfeita”

Além de criticar o uso de substâncias proibidas pelo ex-atleta, Djokovic também se mostrou decepcionado com o ciclismo. "Perdi por completo a confiança no ciclismo. Antes acompanhava a modalidade, mas houve muitos escândalos com grandes campeões, como Marco Pantani ou agora Armstrong".


Djokovic ainda elogiou a conduta dos tenistas, que dificilmente são pegos nos exames antidoping feitos ao longo do ano. "Os tenistas estão entre os atletas mais limpos. Os testes são muito rigorosos e não me importo de ser controlado 10, 20 ou 30 vezes por ano".

Veja fotos da carreira de Lance Armstrong:

Lance Armstrong confessou doping em entrevista a Oprah Winfrey na televisão. Foto: APLance Armstrong se interessou por esportes logo cedo. Em 1988, aos 17 anos, competia em provas de triatlo. Foto: Getty ImagesLance começou no ciclismo aos 21 anos. Foto: Getty ImagesLogo no começo da carreira, aos 25 anos, Armstrong anunciou que estava com uma grave doença. Ele tinha câncer nos testículos e tumores no pulmão e no cérebro . Foto: Getty ImagesAntes do diagnóstico, ele já tinha competido e vencido etapas da Volta da França, como esta, em 1995. Foto: Getty ImagesO norte-americano deixou as pistas para se tratar, fez quimioterapia e voltou a competir em 1998. Médicos disseram que ele tinha apenas 40% de chance de sobreviver. Foto: Getty ImagesRecuperado, Lance Armstrong competiu na Volta da França em 1999 e assumiu a liderança da competição. Foto: Getty ImagesCiclista veste a camisa amarela de líder da Volta da França, em 1999. Foto: Getty Images1999 foi a primeira Volta da França vencida por Lance Armstrong. Ele faturou todas as edições na tradicional prova até 2005. Foto: Getty ImagesArmstrong recebe a visita do filho Luke durante etapa da Volta da França em 2001. Foto: Getty ImagesEntre as conquistas da tradicional prova francesa, o ciclista foi medalha de bronze na prova de estrada nas Olimpíadas de Sydney, em 2000. Foto: Getty ImagesEm 2001 e já dono de três títulos da Volta da França, ciclista dá lançamento inicial em jogo de beisebol do New York Yankees . Foto: Getty ImagesLance levou a sua bicicleta para Bush, então presidente dos EUA, também em 2001. Foto: Getty ImagesFora das pistas, Lance Armstrong foi casado com a cantora Sheryl Crow. Foto: Getty ImagesEm 2003, ele levou o prêmio Laureus de melhor esportista do ano. Foto: Getty ImagesAos 34 anos e com três filhos, ele faturou a Volta da França pela sétima vez e se despediu da competição. Foto: Getty ImagesAinda em 2005, Lance Armstrong teve seus primeiros problemas com doping. Foto: EFEO norte-americano se afastou do esporte depois do sétimo título e seguiu com campanhas e sua instituição para vítimas de câncer. Foto: Getty ImagesDurante a pausa na carreira, Lance disputou a maratona de Nova York, em 2006. Foto: Getty ImagesO ciclista ainda voltou a competir em 2009. Foto: Getty ImagesO atleta seguiu ainda no ciclismo até 2011. Foto: Getty Images


Leia tudo sobre: novak djokoviclance armstrong

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas