Publicidade
Publicidade - Super banner
Tênis
enhanced by Google

Brasil faz revanche contra Rússia para encerrar fila de 10 anos na Copa Davis

A última participação brasileira na elite mundial da competição ocorreu em 2003, ainda na época de Gustavo Kuerten

Mauricio Nadal - iG São Paulo | - Atualizada às

Com um sentimento de revanche, o Brasil encara a Rússia pelos playoffs da Copa Davis tentando voltar ao grupo mundial da competição depois de 10 anos de jejum. O duelo começa nesta sexta e vai até domingo no calor de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. 

O Brasil conseguirá voltar à elite mundial da Copa Davis? Opine!

Divulgação/CBT
Bellucci é o principal nome brasileiro para o duelo diante dos russos na Copa Davis

O Brasil está fora da chave principal da Copa Davis desde 2003 e perdeu nos playoffs nos últimos seis anos. Em 2011, o adversário foi justamente a Rússia, que venceu o confronto disputado em Kazan por 3 jogos a 2.

Leia mais:  Rogerinho abre confronto da Copa Davis contra Rússia desfalcada

O retrospecto histórico do Brasil na Copa Davis não é dos melhores. Os brasileiros chegaram às semifinais da competição em quatro oportunidades (1966, 1971, 1992 e 2000). Na última participação brasileira na elite mundial da Davis, o Brasil foi eliminado logo nas oitavas de final para a Suécia, após perder por 3 jogos a 2, em 2003. Na ocasião, a equipe brasileira foi formada por Gustavo Kuerten, o Guga, André Sá e Flávio Saretta. Em caso de vitória no duelo contra os russos, o Brasil retornará à elite mundial do tênis em 2013.

A equipe brasileira foi escalada pelo capitão João Zwetsch com Thomaz Bellucci e Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, para os jogos de simples, e Bruno Soares e Marcelo Melo para as duplas. 

Confira ainda:  ATP ameniza regra de punição de tempo no saque e testará o fim do 'let' em 2013

“Já conheço muito bem os possíveis adversários, os jogadores são muito sólidos no fundo de quadra, gostam de trocar muitas bolas e os dois têm boa direita. Pelo que conheço, o Andreev é especialista no saibro, os melhores resultados dele foram neste piso", disse Thomaz Bellucci, tenista número 41º do mundo, primeiro brasileiro no ranking.

Divulgação/CBT
Equipe brasileira na Copa Davis, da esquerda para a direita: João Zwetsch (capitão) , Bruno Soares, Marcelo Melo, Thomaz Bellucci e Rogerinho Dutra


Além do calor e da torcida de São José do Rio Preto a seu favor, os brasileiros contam com o saibro, piso predileto dos atletas do Brasil para voltar à elite mundial após 10 anos de jejum.

Tudo sobre o tênis no blog do Paulo Cleto

Os russos vem desfalcados para o embate diante dos brasileiros. Sem os seus dois principais tenistas no ranking, Nikolay Davydenko e Mikhail Youznhy, a equipe europeia admite que não é favorita para o confronto.

"O Brasil é favorito com certeza, mas sei que nós temos chances de vencer, nós gostamos de estar nessa condição (de não ser favorito) para virar o jogo. O time brasileiro é muito forte. Começando pelas duplas e também nas simples com Bellucci”, afirmou Igor Andreev, número 96 do mundo.

O duelo inicia-se nesta sexta com a partida entre Rogerinho e Igor Andreev, a partir das 15h (horário de Brasília). Logo depois é a vez de Thomaz Bellucci, melhor tenista brasileiro, encarar o desconhecido Teymuraz Gabashvili, número 163 do ranking. No sábado, os duplistas Marcelo Melo e Bruno Soares enfrentam Alex Bogomolov Jr. e Stanislas Vovk. Para finalizar o duelo, Bellucci pega Andreev e Rogerinho fecha o embate contra Gabashvili, no domingo.


Leia tudo sobre: copa davisthomaz belluccirússiabrasilRogério Dutra Silva

Notícias Relacionadas


    Mais destaques

    Destaques da home iG