Tamanho do texto

Tenista brasileiro descobriu que sofre uma perda de sais minerais maior do que a média durante os jogos

Thomaz Bellucci, tenista brasileiro
Getty Images
Thomaz Bellucci, tenista brasileiro

O desgaste físico excessivo em partidas de cinco sets ainda é um desafio para o brasileiro Thomaz Bellucci. Durante o confronto com a Rússia, pelos playoffs da Copa Davis, o tenista pode ser obrigado a disputar duelos do gênero na cidade de São José do Rio Preto, conhecida pelas altas temperaturas.

Deixe seu recado e comente a notícia com outros torcedores

Bellucci descobriu que sofre uma perda de minerais maior do que a média durante os jogos. Desde então, ele procurou diferentes profissionais para tentar amenizar o problema fisiológico e sentiu alguma evolução, mas admite que não alcançou o estado que deseja.

"Estamos procurando melhorar essa parte e vamos evoluindo a cada dia. Ainda não estou no ideal, não é onde eu quero estar, mas isso é uma evolução a longo prazo. Não tem como melhorar de uma hora para a outra. Estou satisfeito com os resultados até o momento", afirmou o tenista.

Leia mais sobre tênis no blog do Paulo Cleto

Na temporada de 2012, Bellucci já disputou dois confrontos de cinco sets. Na primeira rodada de Roland Garros, perdeu para o sérvio Viktor Troicki após 3h50min de partida. Na Copa Davis, bateu o colombiano Alejandro Falla em mais um encontro com cerca de 4 horas de duração.

"Sou uma pessoa que perde mais nutrientes do que a média. Eu transpiro muito e acabo perdendo muito. Se não consigo repor isso no decorrer do jogo, o corpo tem um desempenho abaixo do esperado. Os jogos de cinco sets são um pouco mais desgastantes para mim, preciso de um pouco mais de sacrifício", explicou.

Para melhorar a intensidade nos confrontos longos, Bellucci adotou uma dieta mais rigorosa e vem utilizando suplementos. Em São José do Rio Preto, o calor pode aumentar o desgaste - o site Climatempo prevê máximas superiores a 32ºC nos dias dos jogos diante dos russos.

Veja também: Djokovic comenta interrupção da semi e descarta favoritismo na final

Na Copa Davis, Bellucci tem duas vitórias e duas derrotas em confrontos de cinco sets. No ano passado, também diante da Rússia, o brasileiro chegou a ter dois match-points contra Mikhail Youzhny em Kazan, mas acabou derrotado depois de 5 horas de disputa e não conseguiu recolocar o Brasil no Grupo Mundial.

No playoff de 2010, Bellucci venceu o indiano Rohan Bopanna em cinco sets depois de 4h30min na abertura do confronto disputado na cidade de Chennai. Dois dias depois, no entanto, sentiu um desconforto físico e decidiu abandonar o duelo diante de Sondev Devvarman no segundo set.