Tamanho do texto

Tenista é o primeiro brasileiro a chegar a uma final do Aberto dos Estados Unidos. Maria Esther Bueno foi tetra na disputa de simples feminina

Bruno Soares chegou pela primeira vez a uma final de Grand Slam na carreira
Getty Images
Bruno Soares chegou pela primeira vez a uma final de Grand Slam na carreira

O mineiro Bruno Soares colocou o Brasil novamente na final de um Grand Slam. Nesta quarta-feira, ele e a russa Ekaterina Makarova se classificaram à decisão do torneio de duplas mistas do Aberto dos Estados Unidos, ao derrotarem os tchecos Frantisek Cermak e Lucie Hradecka por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/3.

Deixe o seu recado e comente esta notícia com outros torcedores

É a primeira final de Grand Slam da carreira de Soares, que tem seis títulos de duplas e chegou a ocupar o 14º lugar do ranking mundial. Nos quatro torneios mais importantes do mundo, seu melhor desempenho era a semifinal do Aberto da França de 2008, jogando ao lado do sérvio Dusan Vemic. Na ocasião, perderam para Pablo Cueva e Luis Horna.

Leia mais:  Em duelo de campeões, Del Potro vence Roddick e aposenta o americano

Na decisão em Nova York, Soares e Makarova enfrentam a tcheca Kveta Peschke e o polonês Marcin Matkowski , cabeças de chave 4. A parceria europeia derrotou os principais favoritos ao título, a norte-americana Liezel Huber e o bielorrusso Max Mirnyi.

Bruno Soares é o oitavo jogador nacional a chegar à final de um Grand Slam na categoria profissional. Maria Esther Bueno, dona de 19 títulos de torneios deste nível, e Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros, foram os que se sagraram vencedores na decisão. Thomaz Koch foi campeão nas duplas mistas em Roland Garros, no ano de 1975.

Cláudia Monteiro, Cássio Motta, Jaime Oncins e Marcelo Melo também alcançaram a decisão de um Grand Slam na carreira, mas acabaram derrotados e ficaram com o vice-campeonato.

O último tenista nacional a chegar a uma final de Grand Slam foi Marcelo Melo, ex-parceiro de Soares. Em 2009, ele chegou à decisão do Aberto da França de duplas mistas ao lado da norte-americana Vania King.