Grand Slam francês é o único torneio deste porte que falta na carreira da musa russa, que enfrenta a tcheca Petra Kvitova na briga por um lugar na final

Sharapova passou com facilidade pelas quartas de final do torneio de Roland Garros
AP
Sharapova passou com facilidade pelas quartas de final do torneio de Roland Garros

A musa russa Maria Sharapova está na semifinal do torneio de Roland Garros. Apesar de erros dos dois lados, a tenista número dois do mundo venceu com facilidade Kaia Kanepi, da Estônia, por 2 a 0 (6/2 e 6/3) nesta quarta-feira e avançou no saibro. 

Deixe seu recado e comente com outros torcedores

Roland Garros é o Grand Slam que falta na carreira de Sharapova. A russa é já foi campeã em Wimbledon (2004), no Aberto dos Estados Unidos (2006) e no Aberto da Austrália (2008), mas nunca nem disputou a final do torneio francês. Em 2007 e em 2011, a musa avançou até as semifinais, mas acabou eliminada nas duas temporadas.

Agora, embalada pelo título no torneio de Roma e por 10 vitórias seguidas no saibro, a musa russa tenta mais vez uma chegar à decisão. Na semifinal deste ano ela enfrenta a tcheca Petra Kvitova, número quatro do mundo.

Leia também:  Federer vira para cima de Del Potro e vai à semifinal em Roland Garros

Kvitova encarou, também nesta quarta-feira, tenista do Cazaquistão Yaroslava Shvedova, 142º do mundo e grande surpresa desta edição de Roland Garros depois de ter eliminado a atual campeã, a chinesa Na Li. A tcheca espantou a zebra e conseguiu uma virada por 2 a 1 (3/6, 6/2 e 6/4).

Com os resultados, Sharapova e Kvitova irão se enfrentar pela sexta vez no circuito profissional. A russa venceu três dos cinco duelos disputado até aqui, sendo os dois últimos neste ano, no Aberto da Austrália e no Torneio de Stuttgart, este também realizado em piso de saibro como o de Roland Garros.

Sorriso de Kvitova após vitória e vaga na semifinal de Roland Garros
AP
Sorriso de Kvitova após vitória e vaga na semifinal de Roland Garros

Chegar à final em Roland Garros tem um outro gostinho especial para Maria Sharapova. Se vencer mais uma, ela ultrapassa a já eliminada Victoria Azarenka na lista da WTA e reassume a primeira colocação do ranking mundial. 

Na outra semifinal, a australiana Samantha Stosur, vice em 2010, vai encarar a italiana Sara Errani

O jogo

Maria Sharapova começou o jogo com uma quebra de saque para cima de Kaia Kanepi, número 25 do mundo. Com mais duas quebras, a russa seguiu aproveitando os erros da rival, abriu 5 a 2 e foi para o saque para fechar o primeiro set. Kanepi ainda tentou se segurar, salvou dois set points, mas viu Sharapova vencer a parcial com um ace no primeiro serviço. 

Na segunda parcial, Kanepi conseguiu marcar 2 a 0 com uma quebra, mas logo voltou a ser dominada por Sharapova. A russa marcou cinco pontos consecutivos e abriu vantagem por 5 a 2 no placar. Apesar de falhar quando sacou para fechar o duelo, a ex-número um do mundo voltou a quebrar o saque da estoniana, garantindo a sua terceira semifinal no torneio de Roland Garros. 

Veja fotos: Belas atraem a atenção também para fora das quadras



*com Gazeta Esportiva e Agência Estado

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.