iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Tênis

28/11 - 10:39

Nadal x Federer: título vai coroar ano perfeito do espanhol ou novo recorde na carreira do suíço
Duelo entre os dois melhores tenistas do mundo será o vigésimo segundo na história. A primeira vez na final de um ATP Finals

Felipe Rocha, enviado iG a Londres

De um lado da quadra, o número 1 do ranking, vencedor de três dos quatro Grand Slams do ano. Do outro, o número 2 do mundo, em busca do pentacampeonato em ATP Finals. Rafael Nadal e Roger Federer travam duelo histórico neste domingo, às 15h30 de Brasília, na arena O2, na capital inglesa.

O espanhol jamais conquistou o torneio. “Esse título é algo que me falta. Seria uma satisfação muito grande conquistá-lo”, diz Nadal.
Já Roger Federer pode igualar o feito de Pete Sampras e Ivan Lendl, se vencer a competição pela quinta vez.“Tem sido um grande torneio para mim até o momento. Estou muito empolgado para jogar com o Rafa”, afirma o suíço.

Os dois tenistas chegam à decisão invictos. A diferença é que Nadal precisou gastar mais energias durante o caminho. Perdeu um set na estreia para Andy Roddick, e teve de superar verdadeira batalha nas semifinais contra Andy Murray, em mais de 3 horas de jogo. Federer não perdeu um set sequer até agora, e deve chegar em melhores condições físicas para o duelo deste domingo.

“A experiência me diz que não estarei 100 por cento. Minhas pernas estão muito cansadas”, afirmou Nadal após vencer Murray, no sábado.
Apesar de ter ressaltado durante todo o torneio a importância de “poupar energias” nas vitórias em 2 sets, Federer não concorda que terá o lado físico a seu favor.

“Ele teve um longo descanso. Tenho certeza que nós dois estaremos prontos para jogar em nossas melhores condições na final”, opinou Federer.

O campeão deste domingo vai levar 1500 pontos no ranking, além do prêmio de aproximadamente R$ 2 milhões e 800 mil.

Clássico do tênis
Será o vigésimo segundo duelo entre Nadal e Federer na história. O espanhol leva vantagem no retrospecto, venceu 14 vezes, contra 7 do suíço. Mas, o número 2 do mundo ganhou nas únicas duas vezes em que o confronto foi disputado em quadra indoor. Em 2006 e 2007, em ambas as oportunidades pela semifinal do ATP Finals, na China, deu Federer por 2 sets a 0.

“Pelo piso da quadra, todos sabem que não é a minha especialidade. As condições são mais difíceis para mim do que para os outros”, diz Nadal sobre o palco da decisão do torneio de Londres.

“Nadal joga em todos os tipos de quadra. Quem ainda acha que ele é apenas um especialista no saibro, não entende nada de tênis”, falou Federer.

No único duelo deste ano até agora, Rafael Nadal levou a melhor. Na final do Masters 1000 de Madri, no saibro, o espanhol venceu em 2 sets.

Em 2010:
Rafael Nadal, 24 anos de idade, 1m85cm, 85kg: 7 títulos no ano, entre eles o Aberto dos Estados Unidos, Roland Garros e Wimbledon.
Roger Federer, 29 anos de idade, 1m85cm, 85kg: 4 títulos no ano, entre eles o Aberto da Austrália.


Leia mais sobre:

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Topo
Contador de notícias